O trabalho docente nas escolinhas esportivas: experiências narradas na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79776

Resumo

Este texto tematiza as experiências docentes dos Professores de Educação Física que ensinam o esporte como atividade opcional em uma escola da rede privada de Porto Alegre. O estudo foi realizado através de uma pesquisa narrativa, tendo a produção das informações sido realizada por meio de entrevistas e observações de participantes registradas em diário de campo e análise de documentos entre os meses de outubro e dezembro de 2019. A análise das informações nos permitiu compreender que os Professores colaboradores do estudo percebem seu trabalho dentro de um contexto de “não lugar” de atuação docente. A construção das experiências docentes desses professores perpassa suas histórias de vida com o esporte e está fortemente ligada à cultura escolar em que estão inseridos.

Biografia do Autor

Tatiana Martins Terragno, UFRGS

Mestra em Ciências do Movimento Humano – UFRGS

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano – UFRGS

Guy Ginciene, UFRGS

Mestre e Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP

Professor Adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS

 

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Terragno, T. M., & Ginciene, G. (2021). O trabalho docente nas escolinhas esportivas: experiências narradas na escola. Motrivivência, 33(64), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79776

Edição

Seção

Artigos Originais