O trabalho docente nas escolinhas esportivas: experiências narradas na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79776

Resumo

Este texto tematiza as experiências docentes dos Professores de Educação Física que ensinam o esporte como atividade opcional em uma escola da rede privada de Porto Alegre. O estudo foi realizado através de uma pesquisa narrativa, tendo a produção das informações sido realizada por meio de entrevistas e observações de participantes registradas em diário de campo e análise de documentos entre os meses de outubro e dezembro de 2019. A análise das informações nos permitiu compreender que os Professores colaboradores do estudo percebem seu trabalho dentro de um contexto de “não lugar” de atuação docente. A construção das experiências docentes desses professores perpassa suas histórias de vida com o esporte e está fortemente ligada à cultura escolar em que estão inseridos.

Biografia do Autor

Tatiana Martins Terragno, UFRGS

Mestra em Ciências do Movimento Humano – UFRGS

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano – UFRGS

Guy Ginciene, UFRGS

Mestre e Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP

Professor Adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS

 

cleardot.gif  

Referências

BASSANI, Jaison.; TORRI, Danielle. VAZ, Alexandre Fernandez. Sobre a presença do esporte na escola: paradoxos e ambiguidades. Movimento, v. 9, p.89-112, 2003.

FIOR, Camila. Alves.; MERCURI, Elizabeth. Formação universitária: o impacto das atividades não obrigatórias. In: MERCURY, E.; POLYDORO, S. A. J. Estudante Universitário: experiências de formação. Taubaté: Cabral Editora, 2003.

FLORES, José Inácio Rivas et al. Construyendo camino. In: RIVAS, José, Ignácio. Histórias de Vida Eneducación: sujeto, diálogo, experiência. Barcelona: Dipòsit Digital UB, 2012.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos. Brasília, v.97, n.247, p. 534-551, set./dez., 2016.

FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1997.

GALATTI; Larissa Rafaela et al. Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista Educação Física - UEM, Maringá, v. 25, n. 1, p.153-162, trim. 2014. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21088. Acesso em: 09 jun. 2019.

GINCIENE, Guy; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Estratégias para o ensino dos valores em aulas de educação física. Revista Pensar a prática, Goiânia, v. 21, n. 1, jan./mar. 2018.

ILHA, Franciele Ross. A regulação Curricular da Educação Física na Escola e seus Efeitos no Trabalho de Professores Iniciantes. 2015. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.

KUNZ, Eleonor. Didática da Educação Física. Ijuí: Unijuí, 2016.

KUNZ, Eleonor. Transformação Didático Pedagógica pelo Esporte. Ijuí: Unijuí, 2014.

LARROSA, J. Notas Sobre a Experiência e o Saber da Experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, nº019, p. 20-28, jan-abr. 2002.

LETTNIN, Carla Conceição. Esporte Escolar: razão e significados. 2005. 154f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2005.

LUGUETTI, Carla Nascimento. Práticas esportivas escolares no ensino fundamental no município de Santos‐SP. 2010. 149f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

MACHADO, Gisele Viola et al. Pedagogia do esporte, currículo e atuação do professor: um olhar a partir das contribuições da psicologia. In: FERNANDES, Paula Teixeira (org.). Estudos em Psicologia do Esporte. São Paulo: Edições Hipótese, 2017.

MACHADO, Gisele Viola ; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do Esporte e Projetos Sociais: Interlocuções Sobre a Prática. Pedagógica. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p.405-418, 2015.

MOLINA NETO, Vivente. As crenças do professorado de Educação Física das escolas públicas de Porto Alegre – RS/Brasil. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 145-169, jan/abr. 2003.

MOLINA NETO, Vivente. Etnografia uma opção metodológica para alguns problemas de investigação no âmbito da Educação Física. In: MOLINA NETO, Vivente; TRIVIÑOS, Augusto Silva (Org.). A Pesquisa Qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1999.

MOLINA NETO, Vivente; MOLINA, Rosane Maria Kreusburg. Formação do professor de educação física: artesanato e contexto de crise. In: RESENDE, R.; ALBUQUERQUE, A.; YUI GOMES, A. Formação e Saberes em Desporto: educação física e lazer. Porto Alegre: Vozes, 2015.

MOLINA NETO, Vivente; MOLINA, Rosane. Capacidade de escuta: questões para a formação docente em Educação Física. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p.57-66, jan./abr., 2002.

MOLINA, Rosane Kreusburg; MOLINA NETO, Vicente, LOPES, Alberto. Compreender a escola e significar a docência: desafios que inquietam o professorado de Educação Física. Revista E-curriculum, São Paulo, v. 7, n. 1, p.57-66, abril, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/5645/3989. Acesso em: 15 set. 2020.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.

NEGRINE, Airton. Instrumentos de coleta de informações na pesquisa qualitativa. In: MOLINA NETO, V.; TRIVINOS, A. N. S. A Pesquisa Qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.

REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; MONTAGNER, P. C. Pedagogia do Esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013.

REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do Esporte: panaroma e análise conceitual das principais abordagens. Motriz: revista de educação física, Rio Claro, v. 15, n. 3, p. 600-10, jul./set. 2009.

SANTOS, Ana Lúcia.; SIMÕES, Antônio. A influência da participação de alunos em práticas esportivas escolares na percepção do clima ambiental da escola. Rev Port Cien Desp, v. 7, p. 26-35, 2007.

SANTOS, Andréia Mendes dos et al. Identidade Docente e Afeto na formação de Parofessores. In: Seminário internacional de educação, 15., 2016, Novo Hamburgo. Anais. Novo Hamburgo: Feevale, 2016.

SAWITZKI, Rosalvo Luis. Esporte escolar: aspectos pedagógicos e de formação humana. Motrivivência, v.20, n. 31, p. 132-142, 2008.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.

STADNIK, Adriana Maria; CUNHA, Antônio Camilo, PEREIRA, Beatriz Oliveira. Os Professores (Também) São Pessoas. Rio de Janeiro: VISLIS, 2009.

TAVARES, Natacha da Silva et al. As relações dos sujeitos com os saberes como elemento constituinte da construção curricular e da Educação Física. Revista Motrivivência, Florianópolis, v.32, n.63, p. 01-17, jul./dez. 2020.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

WITTIZORECKI, Elisandro Suchultz.; MOLINA NETO, Vicente. O trabalho docente dos professores de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.47-70, jan/abr., 2005.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

TERRAGNO, Tatiana Martins; GINCIENE, Guy. O trabalho docente nas escolinhas esportivas: experiências narradas na escola. Motrivivência, Florianópolis, v. 33, n. 64, p. 1–18, 2021. DOI: 10.5007/2175-8042.2021.e79776. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/79776. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais