Extensão universitária e formação docente: registros da prática pedagógica na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e107844Palavras-chave:
Diário de campo, Educação infantil, Conhecimento da educação físicaResumo
Esta pesquisa aborda a formação inicial em Educação Física e Pedagogia para a atuação na Educação Infantil. Participaram dela extensionistas de uma universidade federal brasileira, atuantes num projeto de extensão que visa articular a atuação pedagógica dos conhecimentos da Educação Física com os da Educação Infantil. Essa atuação, além de envolver o planejamento e brincadeiras com as crianças, contempla o registro das observações dos/as extensionistas em um diário de campo. Assim, esta pesquisa objetivou identificar o que os/as extensionistas registraram nesse diário no ano de 2023. Os dados produzidos foram analisados pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciam registros as ações do projeto na escola, a oportunidade de formação inicial e continuada e os desafios e superações na atuação na Educação Infantil. Conclui-se que o registro escrito é uma ferramenta possível de gerar mais consciência sobre a profissão no processo de formação docente.
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