Extensão universitária e formação docente: registros da prática pedagógica na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e107844

Palavras-chave:

Diário de campo, Educação infantil, Conhecimento da educação física

Resumo

Esta pesquisa aborda a formação inicial em Educação Física e Pedagogia para a atuação na Educação Infantil. Participaram dela extensionistas de uma universidade federal brasileira, atuantes num projeto de extensão que visa articular a atuação pedagógica dos conhecimentos da Educação Física com os da Educação Infantil. Essa atuação, além de envolver o planejamento e brincadeiras com as crianças, contempla o registro das observações dos/as extensionistas em um diário de campo. Assim, esta pesquisa objetivou identificar o que os/as extensionistas registraram nesse diário no ano de 2023. Os dados produzidos foram analisados pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciam registros as ações do projeto na escola, a oportunidade de formação inicial e continuada e os desafios e superações na atuação na Educação Infantil. Conclui-se que o registro escrito é uma ferramenta possível de gerar mais consciência sobre a profissão no processo de formação docente.

Biografia do Autor

Leonardo Pires Prietsch , Universidade Federal do Rio Grande

Acadêmico de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Membro do Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física (Grupesf - FURG). Bolsista de Iniciação Científica - CNPq

Camilla Thais Barbosa Dantas, Universidade Federal do Rio Grande

Acadêmica de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.  Membro do Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física (Grupesf - FURG). Bolsista de Iniciação Científica/CNPq

Jean Pierre de Oliveira Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande

Acadêmico de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Membro do Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física (Grupesf - FURG).

Larissa Herrmann Zummach , Universidade Federal do Rio Grande

Acadêmica de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Membro do Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física (Grupesf - FURG).

Luciana Toaldo Gentilini Ávila, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas/RS. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas/RS. Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande/RS. Líder do grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física (Grupesf - FURG)

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Publicado

2025-12-02

Como Citar

PRIETSCH , Leonardo Pires; DANTAS, Camilla Thais Barbosa; TEIXEIRA, Jean Pierre de Oliveira; ZUMMACH , Larissa Herrmann; ÁVILA, Luciana Toaldo Gentilini. Extensão universitária e formação docente: registros da prática pedagógica na educação infantil. Motrivivência, Florianópolis, v. 37, n. 68, p. 1–19, 2025. DOI: 10.5007/2175-8042.2025.e107844. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/107844. Acesso em: 5 dez. 2025.

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