Crítica à regulamentação da profissão e à produção científica defensora do sistema CONFEF/CREFs

Guilherme Gil da Silva, Giovanni Felipe Ernst Frizzo

Resumo


Este texto tem por finalidade realizar a crítica à produção do conhecimento acerca da temática da regulamentação da profissão da educação física, analisando as produções científicas defensoras do Sistema Confef/Crefs, em forma de teses e dissertações publicadas no período de 1998 até 2009. Após levantamento de fontes no Banco de Teses da CAPES, foram selecionadas 14 dissertações e teses que tratam do tema, que orientam-se por posições favoráveis (que defendem o Confef/Crefs) e contrárias à regulamentação da profissão/profissional de educação física. Levantamos categorias para a análise das produções e apontamos limites filosóficos, científicos e práticos da produção do conhecimento daqueles que defendem a regulamentação da profissão.


Palavras-chave


Educação Física; Esporte; Lazer

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p149



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA