As aulas de Educação Física na classe especial na abordagem psicomotora

Autores

  • Roberta Bevilaqua de Quadros Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n40p41

Palavras-chave:

Abordagem Psicomotora, Classe Especial, Educação Física Escolar.

Resumo

 

O estudo baseia-se em um relato de experiência das aulas de Educação Física de uma turma de Classe Especial, visando demonstrar a importância desta disciplina como prática pedagógica, seguindo a abordagem psicomotora. A classe em questão era formada por seis crianças com necessidades educacionais especiais, e ocorriam duas vezes por semana, uma juntamente com uma turma de classe regular. Através do planejamento e execução das aulas constatou-se a importância do componente curricular educação física, pois os alunos vivenciaram atividades que privilegiaram a cooperação, criatividade e coletividade, refletindo no desenvolvimento motor, cognitivo, e afetivo-social.

Biografia do Autor

Roberta Bevilaqua de Quadros, Universidade Federal de Santa Maria

Especializanda em Pesquisa em Movimento Humano, Sociedade e Cultura do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2013-07-03