A pesquisa acadêmica sobre a inserção da dimensão ambiental na Educação Física no Brasil

Cae Rodrigues

Resumo


O objetivo da pesquisa apresentada se desenvolve em torno da questão: considerando a dimensão global do “acontecimento ambiental” e a tendência à ambientalização das diferentes áreas do conhecimento, quais são os desenvolvimentos desses processos no campo da educação física no âmbito da pesquisa acadêmica? O corpus da pesquisa foi composto por discursos publicados em periódicos científicos que apresentam propostas de inserção da dimensão ambiental na educação física no Brasil. O corpus foi analisado a partir da Análise Textual Discursiva e os resultados evidenciam tendências e questões que se desdobram sobre processos de ambientalização da educação física no Brasil na atualidade.


Palavras-chave


Meio Ambiente; Gestão do Conhecimento; Educação

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p194



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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