A pesquisa acadêmica sobre a inserção da dimensão ambiental na Educação Física no Brasil

Autores

  • Cae Rodrigues Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p194

Resumo

O objetivo da pesquisa apresentada se desenvolve em torno da questão: considerando a dimensão global do “acontecimento ambiental” e a tendência à ambientalização das diferentes áreas do conhecimento, quais são os desenvolvimentos desses processos no campo da educação física no âmbito da pesquisa acadêmica? O corpus da pesquisa foi composto por discursos publicados em periódicos científicos que apresentam propostas de inserção da dimensão ambiental na educação física no Brasil. O corpus foi analisado a partir da Análise Textual Discursiva e os resultados evidenciam tendências e questões que se desdobram sobre processos de ambientalização da educação física no Brasil na atualidade.

Biografia do Autor

Cae Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe

Cae Rodrigues

Professor Adjunto UFS

Doutor em Educação (UFSCar/Monash University)

Diretor Científico da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana

Pesquisador do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física

Membro (associate international) do Education, Environment and Sustainability (EES) Faculty Research Group (Monash University -Melbourne, Austrália)

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Publicado

2014-06-16

Como Citar

Rodrigues, C. (2014). A pesquisa acadêmica sobre a inserção da dimensão ambiental na Educação Física no Brasil. Motrivivência, 26(42), 194–206. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p194