A aprendizagem do voleibol e a formação do conceito sobre o jogo

Autores

  • Made Júnior Miranda ESEFFEGO/UEG; DEFFD/PUC-GO

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p222

Resumo

Esta pesquisa investigou os conhecimentos de voleibol desenvolvidos por 84 acadêmicos de educação física adquiridos em fases anteriores ao curso da disciplina Voleibol na graduação. O objetivo foi demonstrar as possíveis relações existentes entre o tipo das intervenções formativas e a expressão de conhecimentos teóricos científicos ou empíricos. Utilizou-se o método comparativo na explicação sociológica durkheimeana. Foi considerado  como pensamento e conceitos empíricos as 84 respostas da questão sobre o conceito de voleibol. Concluiu-se que a aprendizagem dos estudantes foi demarcada pelo tratamento corriqueiro, empírico, imediato ou cotidiano dos objetos de aprendizagem, na acepção de Vigotski, Davídov, Libâneo e outros.

Biografia do Autor

Made Júnior Miranda, ESEFFEGO/UEG; DEFFD/PUC-GO

Doutor em Educação pelo PPGE/PUC/GO, Professor dos cursos de licenciatura em educação física da UEG/ESEFFEGO e PUC/DEFD/GO.

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Publicado

2014-06-16

Como Citar

Miranda, M. J. (2014). A aprendizagem do voleibol e a formação do conceito sobre o jogo. Motrivivência, 26(42), 222–237. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p222