A aprendizagem do voleibol e a formação do conceito sobre o jogo

Made Júnior Miranda

Resumo


Esta pesquisa investigou os conhecimentos de voleibol desenvolvidos por 84 acadêmicos de educação física adquiridos em fases anteriores ao curso da disciplina Voleibol na graduação. O objetivo foi demonstrar as possíveis relações existentes entre o tipo das intervenções formativas e a expressão de conhecimentos teóricos científicos ou empíricos. Utilizou-se o método comparativo na explicação sociológica durkheimeana. Foi considerado  como pensamento e conceitos empíricos as 84 respostas da questão sobre o conceito de voleibol. Concluiu-se que a aprendizagem dos estudantes foi demarcada pelo tratamento corriqueiro, empírico, imediato ou cotidiano dos objetos de aprendizagem, na acepção de Vigotski, Davídov, Libâneo e outros.


Palavras-chave


Formação de Conceitos; Voleibol; Acadêmicos de Educação Física

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p222



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA