Reflexões sobre a prática como componente curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão

Raffaelle Andressa dos Santos Araujo, Meirecele Calíope Leitinho

Resumo


Neste estudo, analisamos a Prática como Componente Curricular (PCC) no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), compreendida no currículo como espaço de articulação das dimensões teórica- prática na formação profissional. Optamos pelo estudo de caso, utilizando como coleta de dados pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo com entrevistas e levantamento estruturado dos professores e alunos deste Curso. Os resultados apontaram que a PCC não está desenvolvida tal como proposto em seu Projeto Pedagógico. Conclusivamente, essas dificuldades envolvem processos formativos específicos para os sujeitos que desenvolvem a PCC na área de Educação Física.


Palavras-chave


Formação; Licenciatura; Educação Física; Prática; Currículo

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p89



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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