Reflexões sobre a prática como componente curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão

Autores

  • Raffaelle Andressa dos Santos Araujo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Campus Buriticupu
  • Meirecele Calíope Leitinho Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), Fortaleza-CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p89

Palavras-chave:

Formação, Licenciatura, Educação Física, Prática, Currículo

Resumo

Neste estudo, analisamos a Prática como Componente Curricular (PCC) no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), compreendida no currículo como espaço de articulação das dimensões teórica- prática na formação profissional. Optamos pelo estudo de caso, utilizando como coleta de dados pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo com entrevistas e levantamento estruturado dos professores e alunos deste Curso. Os resultados apontaram que a PCC não está desenvolvida tal como proposto em seu Projeto Pedagógico. Conclusivamente, essas dificuldades envolvem processos formativos específicos para os sujeitos que desenvolvem a PCC na área de Educação Física.

Biografia do Autor

Raffaelle Andressa dos Santos Araujo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Campus Buriticupu

Graduação em Licenciatura em Educação Física pela UFMA (2004), Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização em Esporte Escolar pela Universidade de Brasília UNB/CEAD - 2007) e Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado em Educação UFMA). Doutoranda em Educação pela UECE. Professora de Educação Física na Educação Básica e Tecnológica e Professora do Ensino Superior do IFMA - Campus Buriticupu-MA. Professora convidada da PARFOR-UFMA (Curso de Licenciatura em Educação Física). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física GEPPEF atuando na organização e desenvolvimento dos principais Eventos de Educação Física no Maranhão.

Meirecele Calíope Leitinho, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), Fortaleza-CE, Brasil.

Pós-Doutora pela Universidade de Brasília (UnB)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), Fortaleza-CE, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-11-12