Produção do conhecimento em Educação Física no chão da escola através do estágio supervisionado: relato de experiência com estudantes da Educação com Jovens e Adultos

Autores

  • João Paulo dos Santos Oliveira Escola Superior de Educação Física/Universidade de Pernambuco
  • Fábio Cunha Sousa Professor do curso de Educação Física na Faculdade IBGM e da Rede Pública Estadual de Ensino de Pernambuco.
  • Maíra da Rocha Melo Professora da disciplina Estágio Supervisionado na Licenciatura em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco - ESEF/UPE

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p247

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Estágio

Resumo

 Este relato de experiência teve como objetivo apresentar a produção do conhecimento no cotidiano escolar. Metodologicamente, o texto foi construído a partir do relatório de estágio supervisionado, critério de avaliação para a disciplina de mesmo nome na licenciatura em Educação Física (EF) da ESEF/UPE. A partir deste relato de experiência, constatou-se que é possível, por intermédio dos documentos curriculares, sistematizar o conhecimento nas aulas de EF e que o estágio supervisionado nas escolas públicas, abre um grande leque de aprendizagem para o estagiário, o qual brevemente poderá atuar como professor na escola, enquanto conhecedor de sua realidade.

Biografia do Autor

João Paulo dos Santos Oliveira, Escola Superior de Educação Física/Universidade de Pernambuco

Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF-UPE); Mestrando em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)com bolsa stricto-sensu pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) . Membro do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte (ETHNOS/ESEF-UPE).

Fábio Cunha Sousa, Professor do curso de Educação Física na Faculdade IBGM e da Rede Pública Estadual de Ensino de Pernambuco.

Possui Mestrado em Educação Física Pelo Programa Associado de Pós Graduação em Educação Física UPE/UFPB (2011). Membro do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esportes (ETHNOS/ESEF-UPE)

Maíra da Rocha Melo, Professora da disciplina Estágio Supervisionado na Licenciatura em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco - ESEF/UPE

Possui Mestrado em Educação Física Pelo Programa Associado de Pós Graduação em Educação Física UPE/UFPB (2013). 

Downloads

Publicado

2015-09-14