O ensino das lutas na Educação Física escolar: uma experiência no ensino fundamental

Autores

  • Raphael Gregory Bazílio Lopes Prefeitura do Município de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-0453-4822
  • Tiemi Okimura Kerr Governo do Estado de São Paulo. Secretaria da Educação. Centro Universitário UNISANTAT’ANNA, São Paulo-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p262

Resumo

A Educação Física brasileira é controversa quanto aos seus conteúdos: ao mesmo tempo em que se declaram diversas possibilidades de tematização, nota-se que aquelas que se apresentam no cotidiano das aulas são retratos da área em décadas passadas. O estudo tem o objetivo de relatar possibilidades de inclusão das Lutas nas aulas de Educação Física para alunos do sexto ano do ensino fundamental a partir de jogos. Foi proposto um percurso com quatro situações de aprendizagem em que se buscou a compreensão e a experimentação dos princípios condicionais das Lutas e suas classificações por tipo de contato e distância. Destacam-se as aprendizagens que permitiram a interconexão entre o saber fazer e as razões do fazer de diferentes situações-problema. Além disso, esta experiência rompe com alguns paradigmas recorrentes, como a questão da violência ou a necessidade de ser especialista em Lutas para abordá-las.

Biografia do Autor

Raphael Gregory Bazílio Lopes, Prefeitura do Município de São Paulo

Professor de Educação Física na Rede Estadual de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.

Professor de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.

Especialista em Educação Física Escolar - 2013 (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas-SP, Brasil).

Especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola - 2015 (Universidade de São Paulo - USP, São Paulo-SP, Brasil).

Licenciado e Bacharel em Educação Física - 2011 (Universidade São Judas Tadeu - USJT, São Paulo-SP, Brasil).

raphael.gregory@hotmail.com

(11)98724.7085 / (11)3851.9836

Rua Serrana Fluminense, 136

Jardim Peri Alto

CEP 02676-040

São Paulo, SP, Brasil

Tiemi Okimura Kerr, Governo do Estado de São Paulo. Secretaria da Educação. Centro Universitário UNISANTAT’ANNA, São Paulo-SP, Brasil.

Professora de Educação Física na Rede Estadual de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.

Professora do Centro Universitário UNISANTAT’ANNA, São Paulo-SP, Brasil.

Mestre em Pedagogia do Movimento - 2005 (Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo – EEFE/USP, São Paulo-SP, Brasil).

tiemiok@yahoo.com

Downloads

Publicado

2015-09-14

Como Citar

BAZÍLIO LOPES, Raphael Gregory; OKIMURA KERR, Tiemi. O ensino das lutas na Educação Física escolar: uma experiência no ensino fundamental. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 262–279, 2015. DOI: 10.5007/2175-8042.2015v27n45p262. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n45p262. Acesso em: 10 jul. 2025.