O ensino das lutas na Educação Física escolar: uma experiência no ensino fundamental

Autores

  • Raphael Gregory Bazílio Lopes Prefeitura do Município de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria da Educação. http://orcid.org/0000-0002-0453-4822
  • Tiemi Okimura Kerr Governo do Estado de São Paulo. Secretaria da Educação. Centro Universitário UNISANTAT’ANNA, São Paulo-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p262

Resumo

A Educação Física brasileira é controversa quanto aos seus conteúdos: ao mesmo tempo em que se declaram diversas possibilidades de tematização, nota-se que aquelas que se apresentam no cotidiano das aulas são retratos da área em décadas passadas. O estudo tem o objetivo de relatar possibilidades de inclusão das Lutas nas aulas de Educação Física para alunos do sexto ano do ensino fundamental a partir de jogos. Foi proposto um percurso com quatro situações de aprendizagem em que se buscou a compreensão e a experimentação dos princípios condicionais das Lutas e suas classificações por tipo de contato e distância. Destacam-se as aprendizagens que permitiram a interconexão entre o saber fazer e as razões do fazer de diferentes situações-problema. Além disso, esta experiência rompe com alguns paradigmas recorrentes, como a questão da violência ou a necessidade de ser especialista em Lutas para abordá-las.

Biografia do Autor

Raphael Gregory Bazílio Lopes, Prefeitura do Município de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria da Educação.

Professor de Educação Física na Rede Estadual de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.

Professor de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.

Especialista em Educação Física Escolar - 2013 (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas-SP, Brasil).

Especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola - 2015 (Universidade de São Paulo - USP, São Paulo-SP, Brasil).

Licenciado e Bacharel em Educação Física - 2011 (Universidade São Judas Tadeu - USJT, São Paulo-SP, Brasil).

raphael.gregory@hotmail.com

(11)98724.7085 / (11)3851.9836

Rua Serrana Fluminense, 136

Jardim Peri Alto

CEP 02676-040

São Paulo, SP, Brasil

Tiemi Okimura Kerr, Governo do Estado de São Paulo. Secretaria da Educação. Centro Universitário UNISANTAT’ANNA, São Paulo-SP, Brasil.

Professora de Educação Física na Rede Estadual de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.

Professora do Centro Universitário UNISANTAT’ANNA, São Paulo-SP, Brasil.

Mestre em Pedagogia do Movimento - 2005 (Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo – EEFE/USP, São Paulo-SP, Brasil).

tiemiok@yahoo.com

Downloads

Publicado

2015-09-14

Como Citar

BAZÍLIO LOPES, Raphael Gregory; OKIMURA KERR, Tiemi. O ensino das lutas na Educação Física escolar: uma experiência no ensino fundamental. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 262–279, 2015. DOI: 10.5007/2175-8042.2015v27n45p262. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n45p262. Acesso em: 24 nov. 2024.