Ginástica no Brasil: ausência na escola x ascensão na academia

Cintia de la Rocha Freitas, Anderson Simas Frutuoso

Resumo


A ginástica, enquanto manifestação da cultura corporal e conteúdo fundamental da Educação Física vêm, ao longo dos anos, perdendo espaço nas aulas de Educação Física escolar no Brasil, e ascendendo nas academias de ginástica. Assim, o presente estudo tem como objetivo gerar reflexões em relação à ginástica no ambiente escolar e nas academias de ginástica, buscando explicações para estes rumos indesejados seguidos em nosso país. É preocupante o fato da Educação Física escolar brasileira restringir seu conteúdo ao esporte, deixando de lado a ginástica e outros temas da cultura corporal. É também incômodo o vínculo da ginástica de academia com o consumo característico da sociedade atual. Percebe-se a urgência em se ampliar a aborgagem dos conteúdos da ginástica nos cursos de formação inicial em Educação Física, possibilitando a incorporação dos conhecimentos necessários para desenvolver com qualidade e segurança o trabalho de ginástica, independentemente do contexto em que é desenvolvido.


Palavras-chave


Ginástica; Educação Física; Escola; Academias de Ginástica

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p278



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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