Intervenções lúdicas no tratamento oncológico infantil: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e106752Palavras-chave:
Oncologia, Hospitalização, Atividade física, Educação físicaResumo
Diante dos desafios enfrentados por crianças em tratamento oncológico, ações que promovem cuidado integral e acolhimento assumem papel essencial no processo terapêutico. Este estudo teve como objetivo descrever as atividades do projeto ATIVAONCO, destacando sua organização pedagógica, os temas abordados e a integração entre crianças, adolescentes e familiares no contexto oncológico. Trata-se de um relato de experiência do projeto, que atende crianças e adolescentes no ambulatório do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis/SC. Destaca-se a importância de conhecer os participantes, compreender suas limitações e estruturar as aulas conforme as possibilidades do ambiente hospitalar. Além disso, são desenvolvidas ações de Educação para a Saúde com os acompanhantes, reforçando a relevância da atividade física como parte do tratamento e da qualidade de vida dos pacientes. Conclui-se que programas de atividade física e educação em saúde no contexto oncológico pediátrico contribuem significativamente para o bem-estar físico, emocional e social das crianças em tratamento.
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