Intervenções lúdicas no tratamento oncológico infantil: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e106752

Palavras-chave:

Oncologia, Hospitalização, Atividade física, Educação física

Resumo

Diante dos desafios enfrentados por crianças em tratamento oncológico, ações que promovem cuidado integral e acolhimento assumem papel essencial no processo terapêutico. Este estudo teve como objetivo descrever as atividades do projeto ATIVAONCO, destacando sua organização pedagógica, os temas abordados e a integração entre crianças, adolescentes e familiares no contexto oncológico. Trata-se de um relato de experiência do projeto, que atende crianças e adolescentes no ambulatório do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis/SC. Destaca-se a importância de conhecer os participantes, compreender suas limitações e estruturar as aulas conforme as possibilidades do ambiente hospitalar. Além disso, são desenvolvidas ações de Educação para a Saúde com os acompanhantes, reforçando a relevância da atividade física como parte do tratamento e da qualidade de vida dos pacientes. Conclui-se que programas de atividade física e educação em saúde no contexto oncológico pediátrico contribuem significativamente para o bem-estar físico, emocional e social das crianças em tratamento.

Biografia do Autor

Érica Cappellaro, Universidade Federal de Santa Catarina

Atualmente cursando Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina.

Isadora Dalla Lana, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Educação física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Laís Nunes dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Atualmente cursando Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina.

Micheli Carminatti, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física. Florianópolis, SC, Brasil

Cíntia de la Rocha Freitas , Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas, especialização em Ciências e Medicina do Esporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2025-08-25

Como Citar

CAPPELLARO, Érica; DALLA LANA, Isadora; SANTOS, Laís Nunes dos; CARMINATTI, Micheli; FREITAS , Cíntia de la Rocha. Intervenções lúdicas no tratamento oncológico infantil: um relato de experiência . Motrivivência, Florianópolis, v. 37, n. 68, p. 1–16, 2025. DOI: 10.5007/2175-8042.2025.e106752. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/106752. Acesso em: 28 dez. 2025.

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