Educação Física escolar e tecnologias digitais de informação e comunicação na Base Nacional Curricular Comum... Como é que conecta!!?

Autores

  • José Ribamar Ferreira Júnior Secretaria Estadual de Educação Básica do Ceará. Mestrando do programa de pós graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcio Romeu Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p150

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Base Nacional Curricular Comum, Mídia-Educação (Física), Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, TDIC

Resumo

Nosso foco, neste texto, é compreender a presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Base Nacional Curricular Comum, pelo crivo do texto da Educação Física. Para tanto, recorremos ao texto das Diretrizes Nacionais para a Educação Básica e as versões preliminar e final da Base Nacional. Analisamos os textos a partir dos descritores Tecnologia, Comunicação e Mídia. As presenças, ausências e inconsistências demonstram um descompasso com as práticas culturais de crianças e jovens na cultura digital e o texto produzido para o campo da Educação Física. De tal modo que o texto aponta a necessidade de compreendermos a necessária presença dessas Tecnologias nos saberes e fazeres cotidianos da Educação Física escolar.

Biografia do Autor

José Ribamar Ferreira Júnior, Secretaria Estadual de Educação Básica do Ceará. Mestrando do programa de pós graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (2005), Pós- Graduação a nível de especialização em Educação Física Escolar pela Faculdade Farias Brito(2008) e Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Atualmente é estudante do Programa de Pós-graduação em Educação Física, em nível de Mestrado, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte .

Marcio Romeu Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro dos Grupos LEFEM/UFRN e LaboMidia/UFSC.

Referências

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Publicado

2016-09-21

Edição

Seção

Seção Temática