Educação Física escolar e tecnologias digitais de informação e comunicação na Base Nacional Curricular Comum... Como é que conecta!!?

José Ribamar Ferreira Júnior, Marcio Romeu Oliveira

Resumo


Nosso foco, neste texto, é compreender a presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Base Nacional Curricular Comum, pelo crivo do texto da Educação Física. Para tanto, recorremos ao texto das Diretrizes Nacionais para a Educação Básica e as versões preliminar e final da Base Nacional. Analisamos os textos a partir dos descritores Tecnologia, Comunicação e Mídia. As presenças, ausências e inconsistências demonstram um descompasso com as práticas culturais de crianças e jovens na cultura digital e o texto produzido para o campo da Educação Física. De tal modo que o texto aponta a necessidade de compreendermos a necessária presença dessas Tecnologias nos saberes e fazeres cotidianos da Educação Física escolar.


Palavras-chave


Educação Física escolar; Base Nacional Curricular Comum; Mídia-Educação (Física); Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; TDIC

Texto completo:

PDF/A

Referências


BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Documento preliminar. MEC. Brasília, DF, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Documento preliminar – Segunda Versão. MEC. Brasília, DF, 2016.

FANTIN, Mônica. Mídia-educacão: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar do Professor. v. 14, n. 1 p.27-40, 2011

FRANCISCHI, Gertrudes Vanessa; ALMEIDA, Claudio Bispo de; MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio. A postura hermenêutica nas pesquisas qualitativas. In: SANTOS, Saray Giovana dos (Org.); MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio (Org.). Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa Aplicada à Educação Física. Florianópolis: Tribo Editora da Ilha,2012, pp.83-103.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência.Tradução de Suzana L. de Alexandria.2ª Ed. São Paulo: Aleph,2009.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MARTIN-BARBERO, Jesus. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

MARCONI, Maria Andrade.; LAKATOS; Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica.7 ed. São Paulo: Atlas,2010.

MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza; NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Cultura de Movimento: reflexões a Partir Da Relação Entre Corpo, Natureza E Cultura. Pensar a Prática, [S.l.], v. 12, n. 2, ago. 2009.




DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p150



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA