Caleidoscópio – o olhar dos professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Porto Alegre para as questões étnico-raciais

Autores

  • Gabriela Nobre Bins SMED POA
  • Vicente Molina Neto UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p2175-8042.2016v28n48p282

Resumo

O artigo apresenta a análise das respostas dos professores de educação física da rede municipal de Porto Alegre à um questionário sobre as questões étnico-raciais.  Através de análises quantitativas e qualitativas, traça um perfil do que pensam os professores da rede sobre esse assunto.

Biografia do Autor

Gabriela Nobre Bins, SMED POA

Mestre em Ciências do Movimento Humano - UFRGS

Professora da Rede Municipal de Porto Alegre SMED/PMPA

Porto Alegre, RS, Brasil

ganobre@hotmail.com

Rua Silvá Só 164, ap. 23. Bairro Santa Cecília, Porto Alegre, RS. Cep 90610-270

51 98276365

Vicente Molina Neto, UFRGS

  Doutor em Filosofia e Ciências da Educação - Universidad de Barcelona

Professor de Graduação e Pós Graduação na UFRGS

Porto Alegre, RS, Brasil

vicente.neto@ufrgs.br

Referências

GOMES, Nilma Lino. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 75-85, maio/jun/jul/ago. 2003.

MOREIRA, Anália de Jesus. A cultura corporal e a lei nº 10.639/03: um estudo sobre os impactos da lei no ensino da educação física em Salvador. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

NOGUEIRA, Oracy. Tanto preto quanto branco: Estudos de relações raciais. São Paulo T. A. Queiroz, 1985.

Downloads

Publicado

2016-09-21

Edição

Seção

Artigos Originais