Corporeidade: uma base epistemológica para a ação da Educação Física

Wagner Wey Moreira, Aline Dessupoio Chaves, Regina Maria Rovigati Simoes

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n50p202

A Educação Física Escolar tem hoje a necessidade de associar termos como Motricidade, Ciência do Esporte, Corporeidade, se pretende continuar sendo disciplina curricular no interior da escola. Mais que questões conceituais, estes termos expressam valores pelos quais o professor de Educação Física deve exercer sua função pedagógica. Devemos efetivar o ensino para o trabalho com o corpo, a partir do exercício físico sistematizado, mas corpo esse entendido em seu contexto sócio-histórico-biológico. As bases epistemológicas do conceito a que se refere o termo corporeidade podem redimensionar os trabalhos do professor de Educação Física junto à Educação.  Afinal somos, enquanto humanos, a um só tempo, totalmente cultural e biológico.


Palavras-chave


Corporeidade; Corpo; Epistemologia

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Motriviv. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

 



 

 

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