Indisciplina escolar na perspectiva de docentes e gestores de escolas estaduais de Indaiatuba/SP

Dirley Aparecido de Moura, Elaine Prodócimo

Resumo


A presente pesquisa teve como tema a indisciplina escolar e como objetivo geral identificar o entendimento e de professores e direção de escolas públicas de Indaiatuba - SP sobre o assunto e como lidam com a temática e como objetivo específico comparar a compreensão dos professores de Educação Física (EF) e demais professores investigados. Foram realizadas vinte e quatro entrevistas com os professores e gestão escolar de seis escolas. Os dados mostram que há diversidade de respostas sobre o que docentes e gestores compreendem sobre a temática. Constatamos que a indisciplina não tem a atenção necessária, não há formação e programas específicos preventivos e não há uma participação conjunta de toda a comunidade escolar em discussões sobre o tema. 


Palavras-chave


Indisciplina escolar; Incivilidades; Educação Física

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p47



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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