Corpo e escola: o que o brincar nas filas [re]vela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-80402.2020e66349

Resumo

Neste trabalho tivemos como objetivo investigar o brincar nas filas de uma Escola de Tempo Integral da prefeitura Municipal de Campinas. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativo, observando uma turma de 1º ano do ciclo I do Ensino Fundamental, durante um semestre. Utilizamos diário de campo e escrevemos narrativas sobre as observações no processo de produção dos dados. Chamamos atenção principalmente para as estratégias de controle dos corpos e expressões utilizadas pelas professoras, assim como, para o brincar transgressor e resistente, que rompia com a continuidade na dinâmica da cultura escolar, subvertendo ou pelo menos revelando que outra escola seria possível de existir, com outras normas, outras configurações, outras regras, outros sentidos e significações.

Biografia do Autor

Gabriel da Costa Spolaor, Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduado em Licenciatura e Mestre em Educação Física e Sociedade no programa de Pós-Graduação na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor de Educação Física na Educação Básica. Coordena o EscolaR (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar) da FEF/UNICAMP e é membro do GRUBAKH (Grupo de Estudos Bakhtinianos), sub-grupo do GEPEC situado na FE/UNICAMP. Desenvolve pesquisas com os temas: Educação Física escolar, Brincar, Prática pedagógica e Formação docente.

Elaine Prodócimo, Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Possui mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é livre docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, escola, violência, educação infantil e jogo.

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Publicado

2020-06-03

Como Citar

Spolaor, G. da C., & Prodócimo, E. (2020). Corpo e escola: o que o brincar nas filas [re]vela. Motrivivência, 32(62), 01–16. https://doi.org/10.5007/2175-80402.2020e66349

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