As crenças de universitários formandos de um curso de Educação Física – bacharelado, sobre o ensino dos esportes

Valmor Ramos, Jeferson Rodrigues de Souza, Vinícius Zeilmann Brasil, Ana Flávia Backes, Matheus da Lapa Costa, Filipy Kuhn

Resumo


O objetivo foi analisar as crenças de universitários do último ano de curso de graduação em Educação Física - Bacharelado, sobre os conteúdos e estratégias de ensino dos esportes. Realizou-se pesquisa qualitativa, com estudo de casos múltiplos de 5 universitários. A coleta dos dados ocorreu através de roteiros de entrevista semiestruturada e procedimento de estimulação de memória. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo, com categorias estabelecidas a priori. Os resultados indicaram que algumas crenças permaneceram estáveis ao fim do curso:  A aula deve ser motivadora; a fragmentação dos conteúdos facilita a aprendizagem; as tarefas sintéticas são motivadoras; os conteúdos técnicos são essenciais para o esporte. Surgiram novos entendimentos sobre a utilização das tarefas sintéticas e o uso das formas jogadas. Conclui-se que as experiências diretas de prática de ensino e o engajamento dos sujeitos em contexto formal foram fontes importantes de aprendizagens sobre como ensinar.


Palavras-chave


Educação física; Esporte; Crenças; Ensino; Formação inicial

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p210



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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