As crenças de universitários formandos de um curso de Educação Física – bacharelado, sobre o ensino dos esportes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p210

Resumo

O objetivo foi analisar as crenças de universitários do último ano de curso de graduação em Educação Física - Bacharelado, sobre os conteúdos e estratégias de ensino dos esportes. Realizou-se pesquisa qualitativa, com estudo de casos múltiplos de 5 universitários. A coleta dos dados ocorreu através de roteiros de entrevista semiestruturada e procedimento de estimulação de memória. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo, com categorias estabelecidas a priori. Os resultados indicaram que algumas crenças permaneceram estáveis ao fim do curso:  A aula deve ser motivadora; a fragmentação dos conteúdos facilita a aprendizagem; as tarefas sintéticas são motivadoras; os conteúdos técnicos são essenciais para o esporte. Surgiram novos entendimentos sobre a utilização das tarefas sintéticas e o uso das formas jogadas. Conclui-se que as experiências diretas de prática de ensino e o engajamento dos sujeitos em contexto formal foram fontes importantes de aprendizagens sobre como ensinar.

Biografia do Autor

Valmor Ramos, UDESC

Doutor em Ciência do Desporto (UP). Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CEFID).

Florianópolis/Santa Catarina, Brasil.

E-mail: valmor.ramos@udesc.br

 

Jeferson Rodrigues de Souza, UFSC

Mestre em Educação Física (UFSC).

Florianópolis/Santa Catarina, Brasil.

E-mail: jefersonrsouza@hotmail.com

Vinícius Zeilmann Brasil, UFSC

Doutorando em Educação Física (UFSC).

Florianópolis/Santa Catarina, Brasil.

E-mail: vzbrasil@hotmail.com

Ana Flávia Backes, UFSC

Mestranda em Educação Física (UFSC).

Florianópolis/Santa Catarina, Brasil.

E-mail: anafbackes@hotmail.com

Matheus da Lapa Costa, UDESC

Graduando em Educação Física (UDESC).

Florianópolis/Santa Catarina, Brasil.

E-mail: matheusdalapacosta@gmail.com

Filipy Kuhn, UDESC

Mestrando em Educação Física (UDESC).

Florianópolis/Santa Catarina, Brasil.

E-mail: filipykuhn@hotmail.com

Referências

ABELSON, R. P. Differences between belief system and knowledge system. Cognitive Science, v. 3, p. 355-366, 1979.

ADAMAKIS, M.; ZOUNHIA, K. The impact of occupational socialization on Physical Education pre-service teachers’ belief about four important curricular outcomes: a crosssectional study. European Physical Education Review, v. 22, n. 3, p. 279-297, 2016.

ALVES F, C. A triangulação enquanto técnica de validação qualitativa. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v. 36, n.1, p. 77-87, 2002.

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciên-cias naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Ed. rev. e actual. Lisboa: Edições 70, 2010.

BEHETS, D.; VERGAUWEN, L. Learning to teach in the field. In: KIRK, David; MACDONALD, D.; O’SULLIVAN, M. (Eds.). Handbook of Physical Education. London: Sage, 2006. p. 407-424.

BERNSTEIN, E.; HERMAN, A. M.; LYSNIAK, U. Beliefs of pre-service teachers toward competitive activities and the effect on implementation and planning for Physical Education classes. Teacher Education Quarterly, San Francisco, v. 40, n. 4, p. 63-79, 2013.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. The teacher research movement: a decade later. Educational Researcher, Washington, v. 28, n. 7, 15-25, 1999.

CRAWFORD, S.; O’REILLY, R.; LUTTRELL, S. Assessing the effects of integrating the reflective framework for teaching in physical education (RFTPE) on the teaching and learning of undergraduate sport studies and physical education students. Reflective Practice, v. 13, n. 1, 115-129, 2012.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

DOOLITTLE A, S.; DODDS, P.; PLACEK, J. H. Persistence of beliefs about teaching during formal training of preservice teachers. Journal Teaching in Physical Education, v. 12, p. 355-365, 1993.

FIVES, H.; BUEHL, M. M. Spring cleaning for the messy construct of teachers’ beliefs: What are they? Which have been examined? What can they tell us? In: HARRIS, K. R.; GRAHAM, S.; URDAN, T. (Orgs.). APA Educational Psychology Handbook. 2. ed. Washington DC: APA, 2012. p. 471–499.

GROSSMAN, P.L. The making of a teacher: teacher knowledge and teacher education. New York: Teachers College Press, 1990.

KULINNA, P. H.; BRUSSEAU, T.; FERRY, M.; COTHRAN, D. Preservice teachers’ belief systems towards curricular outcomes for Physical Education. Research Quarterly for Exercise and Sport, Abingdon, v. 81, n. 2, p. 189-198, 2010.

MATANIN, M.; COLLIER, C. Longitudinal analysis of preservice teachers’ beliefs about teaching physical education. Journal Teaching in Physical Education, v. 22, n. 2, p.153-168, 2003.

MCCOLLUM, S. The reflective framework for teaching in physical education: a pedagogical tool. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 73, n. 6, p. 39-42, 2002.

NAVARRO, L. P. Autoeficacia del profesor universitario: eficacia percibida y práctica docente. Madrid: Narcea S. A. de Ediciones, 2012.

NÍ CHRÓINÍN, D.; O’SULLIVAN, M. Elementary classroom teachers’ beliefs across time: learning to teach Physical Education. Journal of Teaching in Physical Education, v. 35, p. 97-106, 2016.

PHILPOT, R.; SMITH, W. Beginning and graduating student-teachers’ beliefs about physical education: a case study. Asia-Pacific Journal of Health, Sport and Physical Education, v. 2, n. 1, p. 33-50, 2011.

RAMOS, V.; SOUZA, J. R.; BRASIL, V. Z.; BARROS, T. E. S.; NASCIMENTO, J. V. As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física. Revista da Educação Física/UEM, v. 25, n. 2, p. 231-244, 2014.

RANDALL, L.; MAEDA, J. K. Pre-service elementary generalist teachers’ past experiences in elementary Physical Education and influence of these experiences on current beliefs. Brock University, St. Catharines, v. 19, n. 2, p. 20-35, 2010.

RICHARDSON, V. Preservice teachers’ beliefs. In: RATHS, J.; MCANINCH, A. (Orgs.). Teacher belief and classroom performance: the impact of teacher education. Greenwich, CT: Information Age Publishers, 2003. p. 1-22.

RINK, J. Teaching physical education for learning. St. Louis: Mosby, 1993.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, Artmed, 2000.

SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundations of a new reform. Harvard Educational Review, v.57, n.1, 1987.

SOFO, S.; BEARD, D. H.; SLATTERY, A.; HOWARD, S. Preservice teachers’ beliefs about the curricular goals for physical education. Missouri Journal Health, Physical Education, Recreation, and Dance, Reston, v. 22, n. 1, p. 18-35, 2012.

TANNEHILL, D.; MACPHAIL, A. What examining teaching metaphors tells us about preservice teachers’ developing beliefs about teaching and learning. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 19, n. 2, p. 149–163, 2014.

TICÓ-CAMÍ, J. Tareas deportivas en los deportes colectivos: Una aplicación al baloncesto. In: IBAÑEZ-GODOY, S.; MACÍAS-GARCÍA, M. (Orgs.). Novos horizontes para o treino do basquetebol, Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa, p. 87-110, 2002.

TSANGARIDOU, N. Teachers’ beliefs. In: KIRK, D.; MACDONALD, D.; O’SULLIVAN, M. (Orgs.). The handbook of physical education. London: SAGE, 2006. p. 486-501.

TSANGARIDOU, N. Trainee primary teachers’ beliefs and practices about physical education during student training. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 13, n. 2, p. 131-152, 2008.

TSANGARIDOU, N.; POLEMITOU, I. Exploring pre-service classroom teachers’ reflections on teaching physical education. European Physical Education Review, v. 2, n. 1, p. 66-82, 2015.

Downloads

Publicado

2018-07-27

Como Citar

Ramos, V., Souza, J. R. de, Brasil, V. Z., Backes, A. F., Costa, M. da L., & Kuhn, F. (2018). As crenças de universitários formandos de um curso de Educação Física – bacharelado, sobre o ensino dos esportes. Motrivivência, 30(54), 210–224. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p210

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)