Educação Física e exame nacional de desempenho de estudantes (ENADE): perfil das provas de 2004 a 2017

Cezar Barbosa Santolin, Cibele Denise Kaizer

Resumo


O objetivo deste estudo foi descrever as características das provas aplicadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) na área de Educação Física entre os anos de 2004 a 2017. Para tanto, oito provas foram analisadas em relação à estrutura geral e ao conteúdo das questões de conhecimentos específicos. Utilizou-se análise de conteúdo temática para categorizar as questões, aplicando até três rótulos em cada. Após isso, agrupou-se os rótulos em categorias conforme a proximidade temática. Os resultados foram quantificados com estatística descritiva e apresentados em quadros. A análise permitiu concluir que estruturalmente as provas mantiveram uma grande homogeneidade, enquanto no conteúdo das questões houve considerável especificidade com as habilitações. A licenciatura apresentou menor diversidade temática, com grande parte do conteúdo composto pela dimensão pedagógica – tanto nas questões objetivas quanto nas discursivas. Concluiu-se que o perfil das provas não só permitem uma descrição fácil como também uma boa preparação.

 


Palavras-chave


Avaliação educacional; Educação superior; Educação física e treinamento

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57444



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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