As faces da precariedade do trabalho docente e as estratégias de ação de professores de Educação Física atuantes no ensino superior privado mercantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e61672

Resumo

O estudo objetivou identificar como tem se configurado a precariedade do trabalho docente no ensino superior privado mercantil e as estratégias de ação adotadas por docentes de cursos de licenciatura em Educação Física para o seu enfrentamento. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 12 docentes que atuam em cursos de instituições de ensino superior privadas mercantis. As informações produzidas foram interpretadas à luz dos conceitos de Pierre Bourdieu e de alguns pressupostos da Análise de Discurso. Os resultados indicaram que, além da sobrecarga de disciplinas e de um regime de trabalho predominante horista, obrigando-os a acumularem vários empregos, há perda da autonomia pedagógica devido à imposição de pacotes didáticos e das pressões do ENADE. Foram identificadas estratégias de ação docentes voltadas à adaptação, mas também à resistência.

Biografia do Autor

Alessandra Galve Gerez, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação Física no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Profa. Substitua do Departamento de Ginástica - CEFD-UFES

Valter Bracht, Universidade Federal do Espírito Santo -UFES

pós-doutorado em Ciências Humanas. Professor da Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado

2019-09-24

Como Citar

GALVE GEREZ, Alessandra; BRACHT, Valter. As faces da precariedade do trabalho docente e as estratégias de ação de professores de Educação Física atuantes no ensino superior privado mercantil. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 60, p. 01–22, 2019. DOI: 10.5007/2175-8042.2019e61672. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e61672. Acesso em: 21 dez. 2024.