INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: contradições e possibilidades das experiencias docentes precoces em educação física

Mauro Sérgio da Silva, Valter Bracht

Resumo


Discute as experiências de “docência precoce”, na Educação Física, como forma de aproximação entre o contexto escolar e a formação inicial. Essas experiências enfocam momentos que envolvem grandes descobertas e que podem representar influxos decisivos nos rumos profissionais/acadêmicos. A partir da análise do percurso de três acadêmicos/as-docentes, são discutidas possibilidades de formação, abordando: a questão da formação do/a professor/a reflexivo/a, a pesquisa do/a professor/a como uma prática necessária à atuação profissional, além de uma breve discussão sobre estágio supervisionado. Por fim, destaca-se a relação escola-universidade que pode ser fomentada pela via do acadêmico docente.

Palavras-chave


formação inicial – escola - pesquisa

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA