INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: contradições e possibilidades das experiencias docentes precoces em educação física

Autores

  • Mauro Sérgio da Silva
  • Valter Bracht

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Discute as experiências de “docência precoce”, na Educação Física, como forma de aproximação entre o contexto escolar e a formação inicial. Essas experiências enfocam momentos que envolvem grandes descobertas e que podem representar influxos decisivos nos rumos profissionais/acadêmicos. A partir da análise do percurso de três acadêmicos/as-docentes, são discutidas possibilidades de formação, abordando: a questão da formação do/a professor/a reflexivo/a, a pesquisa do/a professor/a como uma prática necessária à atuação profissional, além de uma breve discussão sobre estágio supervisionado. Por fim, destaca-se a relação escola-universidade que pode ser fomentada pela via do acadêmico docente.

Biografia do Autor

Mauro Sérgio da Silva

Especialista em Educação Física escolar; Professor da rede municipal de Ensino de Cariacica/ES; Mestrando em Educação Física – Programa de Pós-Graduação em Educação Física/Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo; Membro do Grupo “Nós” da Escola e do Laboratório de Estudos em Educação Física – LESEF/CEFD/UFES.

Valter Bracht

Pesquisador do Laboratório de Estudos em Educação Física, do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo – LESEF/CEFD/UFES.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Silva, M. S. da, & Bracht, V. (2005). INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: contradições e possibilidades das experiencias docentes precoces em educação física. Motrivivência, (25), 57–78. https://doi.org/10.5007/%x