Registros de gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e84714

Palavras-chave:

Registros, Gênero, Educação física, Estagio supervisionado

Resumo

O presente estudo é um relato de experiência que se constituiu a partir de registros realizados no campo do Estágio Supervisionado em Educação Física Escolar (EF), anos finais do Ensino Fundamental, e buscou evidenciar as relações/tensões acerca do gênero e sexualidade presentes nas aulas de uma escola pública da Grande Vitória/ES. As situações observadas foram registradas em caderno de campo e analisadas à luz de referenciais teóricos do campo da EF inspirados nos Estudos Culturais Feministas. Constatamos algumas reproduções de sentidos sobre gênero e sexualidade, que se materializaram em desigualdades de gênero no tempo de ocupação e usos dos espaços da quadra, na naturalização das habilidades corporais, na patrulha das roupas das meninas e nos silenciamentos da professora. Apesar disso, também identificamos os tensionamentos protagonizados pelas estudantes, manifestados nas resistências e negociações com a professora e com a escola.

Biografia do Autor

Alessandra Galve Gerez, Universidade Federal de São João Del Rei

Dra. em Educação Física pela Universidade Federal do Espirito Santo-UFES

Profa. substituta no Departamento de Educação Física e Esportes da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ

Ileana Wenetz, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre e Doutora em Ciências do Movimento Humano - UFRGS

Pós-doutora no Curso Interdisciplinar de Ciências Humanas – UFSC

Prof. Ajunta do Departamento de Ginástica da Universidade Federal do Espirito Santo- UFES

Referências

ALTMANN, Helena; AYOUB, Eliana; AMARAL, Silvia Cristina Franco. Gênero na prática docente em educação física: meninas não gostam de suar, meninos são habilidosos ao jogar? Revista Estudos Feministas (UFSC. Impresso), 2011, v. 19, p. 491-501. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/p8cj4Xpntfdhx4ncS8ZLJwj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19/07/2021.

AUAD, Daniela; CORSINO, Luciano. Feminismos, interseccionalidades e consubstancialidades na Educação

Física Escolar. Rev. Estud. Fem. 26 (1). p.1-13, 2018. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ref/a/PhXvnvjSpRwf6vnmRskBmVD/?lang=pt. Acesso em: 15 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a Base. Educação

Infantil e Ensino Fundamental. 2018. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22

abr. 2022.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e as políticas das ruas: notas para uma teoria performativa de

assembleia. MIGUENS S. F (tradução). 1ª edição. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia. Relato de Experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisa em Psicologia. Rio de Janeiro, 2019, v. 19, nº1, p. 223-237, jan/abril. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v19n1/v19n1a13.pdf. Acesso em 15/07/2021.

DAMO, Arlei Sander. A rua e o futebol. In: STIGGER, Marco Paulo; GONZALES, Fernando Jaime.; SILVEIRA, Raquel da (org.). O esporte na cidade: estudos etnográficos sobre sociabilidades esportivas em espaços urbanos. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2007, p. 51-70.

DEVIDE, Fabiano Pries. Estudos de gênero na Educação Física brasileira: entre ameaças e avanços, na direção de uma pedagogia queer. In: WENETZ, I; ATHAYDE, P; LARA, L. (Org). Gênero e sexualidade no esporte e na educação física [recurso eletrônico]. Natal, RN: EDUFRN. 178 p.: il., PDF; 0,98 MB. – (Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE; 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/6222 Acesso em 20/07/2021.

DORNELLES, Priscila Gomes; FRAGA, Alex Branco. Aula mista versus aula separada? uma questão de gênero recorrente na educação física escolar. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física –Vol. 1, 2009, n. 1, p.141-156, Agosto. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/artigos/Aula-mista-versus-aula-separada-na-Ed-F-escolar.pdf. Acesso em 20/07/2021.

DORNELLES, Priscila Gomes. Do corpo que distingue meninos e meninas na educação física escolar.

Cadernos Cedes, Campinas, vol. 32, n. 87, p. 187-197, mai-ago. 2012. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ccedes/a/rmssCPQFnQ4ZGpFkkG9M4jx/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 jun.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro. Editora Graal, 2002.

FRANZINI, Fabio. Futebol é “coisa para macho”? Pequeno esboço para uma história das mulheres no país do futebol. Revista Brasileira de História, São Paulo, 2005, v. 25, n. 50, p. 315-328.Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/nTrFPPWwPkMTKPMmBmtRwCc/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 20/07/2021.

GOELLNER, Silvana. Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e invisibilidades. Revista brasileira de educação física e esporte. 2005a, v. 19, n. 2. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16590/18303. Acesso em 01/07/2021.

GOELLNER, Silvana Vilodre. Mulher e esporte no Brasil: entre incentivos e interdições elas fazem história.

Revista Pensar à Pratica. V. 8, n.1, p.85-100, jan/jun. 2005. Disponível em:

https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/106/101. Acesso em: 01 jul. 2021.

GRUGEON, Elizabeth. Implicaciones de Género en la cultura del patio del recreo In: Woods, P. e Hammersley, M. (Orgs.). Género, Cultura y Etnia en la Escuela: Informes Etnográficos. Paidós. Ministerio de Educación y Ciencia. España, 1995.

HOLLANDA, Heloisa, Buarque de. Pensamento Feminista Hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro:

Bazar do Tempo, 2020.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, 3(3 e 4), 2005/2006, p.5-24. Disponível em https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542/7012. Acesso em: 01/05/2021.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ. Vozes; 1999.

LOURO, Guacira Lopes. Corpo, escola e identidade. Educação & Realidade. 25 (2). 2000, Jul/dez. p. 59-76. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/46833/29119. Acesso em 20/07/2021.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo, EPU; 1986

MARTINS, Mariana Zuaneti; WENETZ, Ileana. (Org). Futebol de mulheres no Brasil: desafios para as políticas públicas. Coleção academia e futebol, vol.1editora CRV. Curitiba. Brasil; 2020.

MENDES, Diego.; BETTI, Mauro. O estágio na licenciatura em educação física como “coisa viva”: uma perspectiva a partir da semiótica e do pragmaticismo de Charles S. Peirce. Movimento, v. 23, n. 4, 2017, p. 1245-1256. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/71897/46225. Acesso em 01/05/2021

MEYER, Dagmar Estermann; SOARES, Rosangela de F. Corpo, gênero e sexualidade nas práticas escolares: um início de reflexão. In: Corpo, Gênero e Sexualidade. LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane.; GOELLNER, Silvana Vilodre (Org.). Porto Alegre. Mediação; 2004.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Contribuições dos estudos culturais para o currículo da

educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.33, n.3, p. 671-685, 2011. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rbce/a/txfFFxXgpdwTV8WnDM4Ssht/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jul.

NETO, Carlos. Jogo & Desenvolvimento da Criança. Edições FMH. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. Lisboa; 1997.

IBGE. PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE. Percepção do estado de saúde, estilos de vida, doenças crônicas e saúde bucal: Brasil e grandes regiões / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. 113p.

SALATA, André Ricardo. A classe média brasileira: posição social e identidade de classe. 1 ed. – Rio de Janeiro: Letra Capital, 2016.

SOARES, Carmen Lucia. As roupas nas práticas corporais e esportivas a educação do corpo entre conforto e a elegância e a eficiência (1920-1940). Campinas. São Paulo. Autores associados; 2017.

SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de; DARIDO, Suraya Cristina. C. Refletindo sobre a tematização do futebol na Educação Física escolar. Motriz: Revista de Educação Física (Online), v. 16, 2010, p. 920-930. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/XLdQQcKvVXrskCtzLMQTZrr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 18/07/2021.

THORNE, Barrie. Gender Play: girls and boys in school. Rutgers University Press. United States; 1997.

UCHOGA, Liane Aparecida Roveran; ALTMANN, Helena. Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula. Rev Bras Ciênc Esporte. 2016; 38(2):163-170. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/rdqF38mftSTqS7tCLrFLBMQ/abstract/?lang=pt. Acesso em 20/07/2021

WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: Louro, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora; 1999, p. 35-82.

WENETZ, Ileana. Gênero e sexualidade nas brincadeiras do recreio. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - Escola de Educação Física - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

WENETZ, Ileana. Presentes na escola e ausentes na rua: brincadeiras de crianças marcadas pelo gênero e

pela sexualidade. 2012. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) - Programa de PósGraduação em Ciências do Movimento Humano - Escola de Educação Física - Universidade Federal do Rio

Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Galve Gerez, A., & Wenetz, I. (2022). Registros de gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física no ensino fundamental. Motrivivência, 34(65). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e84714

Edição

Seção

Porta Aberta