A lógica interna das lutas corporais: implicações iniciais para o ensino-aprendizagem-treinamento do brazilian jiu-jítsu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e60001

Resumo

Visto somente como um meio de proteção e autodefesa, o Brazilian Jiu-jítsu passou a integrar diferentes materiais pedagógicos referentes à Educação Física. Entretanto, seu processo de ensino-aprendizagem-treinamento tem pouca fundamentação teórica. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo refletir a respeito da Lógica Interna de interação do Brazilian Jiu-jítsu, sob as lentes da Praxiologia Motriz, a fim de apresentar suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem-treinamento. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de cunho exploratório, com o intuito compreender a lógica sociomotriz de oposição e as comunicações práxicas pertinentes a essa prática corporal, possibilitando ao professor novas possibilidades para o ensino desta.

Biografia do Autor

Vagner Augusto de Oliveira Schmidt, Universidade Federal De Santa Maria

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Física, na linha Aspectos Sócioculturais e Pedagógicos. Pesquisador do Grupo de Estudos Praxiológicos - Brasil, realizando pesquisas com ênfase em Praxiologia Motriz, Voleibol, Pedagogia do Esporte e Metodologias de Ensino da Educação Física. 

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal De Santa Maria

Pós-doutor pelo Institut Nacional dÉducació Fisica de Catalunya (2009). Atualmente, é professor associado, do Departamento de Desportos Coletivos, do Centro de Educação Física, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

Schmidt, V. A. de O., & Ribas, J. F. M. (2020). A lógica interna das lutas corporais: implicações iniciais para o ensino-aprendizagem-treinamento do brazilian jiu-jítsu. Motrivivência, 32(61), 01–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e60001

Edição

Seção

Porta Aberta