Princípios pedagógicos do modelo teaching games for understanding: uma visão praxiológica sobre o ensino para compreensão do esporte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e67040

Resumo

O Teaching Games for Understanding, modelo de ensino de esporte para compreensão, apresenta Princípios Pedagógicos específicos para desenvolver, didaticamente, o entendimento da lógica do jogo. No que tange a lógica interna, a Praxiologia Motriz demonstra-se como uma consolidada teoria científica que apresenta conhecimentos para análise dos jogos e dos esportes. Assim, o objetivo desse ensaio é articular os Princípios Pedagógicos do Teaching Games for Understanding (TGfU) com conceitos da Praxiologia Motriz. Por meio de uma pesquisa teórica, articularam-se as características dos Princípios Pedagógicos do modelo TGfU com os conhecimentos da Praxiologia Motriz. A partir desse debate, propôs-se um novo Princípio Pedagógico, a Caracterização da Lógica Interna, bem como evidenciou-se a necessidade do professor dominar os conhecimentos praxiológicos para manipular com sapiência os jogos condicionados que propõe em aula, possibilitando a compreensão da lógica interna.

Biografia do Autor

Felipe Menezes Fagundes, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado e Mestre Em Educação Física - UFSM

Universidade Federal de Santa Maria

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação Física - UNICAMP
Professor titular do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2020-06-04

Como Citar

FAGUNDES, Felipe Menezes; RIBAS, João Francisco Magno. Princípios pedagógicos do modelo teaching games for understanding: uma visão praxiológica sobre o ensino para compreensão do esporte. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01–22, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e67040. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e67040. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

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Porta Aberta