Qualidade de vida de professores: análise da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e62063

Resumo

Esta investigação teórica tem como objetivo analisar a produção científica sobre a Qualidade de vida de professores atuantes em escolas de Educação Básica. Para operacionalização, realizaram-se buscas nas bases de indexação por meio das equações de pesquisa. Os 15 artigos selecionados foram analisados de forma descritiva. Identificou-se uma predominância de publicações entre os anos de 2011 a 2017. Os professores mais investigados foram os que atuam no Ensino Fundamental e Médio. O instrumento mais utilizado foi o World Health Organization Quality of Life. Os docentes estavam, predominantemente, com uma percepção regular da qualidade de vida e avaliaram como regulares os domínios psicológico, físico e meio ambiente e como positivo o domínio relações sociais. Os pesquisadores atribuem o resultado, da percepção geral e dos domínios da qualidade de vida, às características do trabalho docente, à carga horária, à demanda de planejamento das aulas, ao ambiente escolar, à remuneração e aos benefícios.

Biografia do Autor

Juliana Regina Silva Guimarães, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciências do Movimento Humando (UDESC)

Alexandra Folle, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Educação Física (UFSC)

Raquel Krapp Nascimento, Secretaria Municipal de Educação de São José

Mestre em Ciências do Movimento Humando (UDESC)

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Publicado

2020-04-16

Como Citar

GUIMARÃES, Juliana Regina Silva; FOLLE, Alexandra; NASCIMENTO, Raquel Krapp. Qualidade de vida de professores: análise da produção científica. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 61, p. 01–21, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e62063. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e62063. Acesso em: 20 nov. 2024.

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