Síndrome de Burnout em estudantes universitários: um olhar sobre as investigações

Autores

  • Íris Dantas da Mota Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Gelcemar Oliveira Farias Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Rudney da Silva Universidade do Estado de Santa catarina - UDESC
  • Alexandra Folle Universidade do estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29nespp243

Resumo

O exagero e a exacerbação de tarefas acadêmicas, aliados à conciliação de estudo e trabalho, podem levar estudantes a apresentarem alguns sintomas da Síndrome de Burnout. Neste contexto, esta revisão de literatura visa analisar publicações que abordem a Síndrome de Burnout em estudantes universitários. Foram consultados periódicos, dissertações, teses, livros e capítulos de livro, ligados às áreas da Educação e da Educação Física, que trouxessem maiores subsídios para o estudo desta temática. As informações obtidas na literatura revelam a demanda de estudos centrados em estudantes da área da Saúde e de reflexões sobre os fatores de risco, possíveis de desencadear a Síndrome de Burnout, durante a formação inicial. O período de estágios curriculares simboliza a etapa decisiva do curso para desencadear os sintomas da síndrome, por deparar-se o futuro profissional com situações reais em que problemas, dificuldades e limitações da prática laboral ficam evidentes. 

Biografia do Autor

Íris Dantas da Mota, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Irisdantas83@gmail.com

Gelcemar Oliveira Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Educação Física. Professora do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. fariasgel@hotmail.com

Rudney da Silva, Universidade do Estado de Santa catarina - UDESC

Doutor em Engenharia de Produção. Professor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.  rudney.silva@udesc.br

Alexandra Folle, Universidade do estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Educação Física. Professora do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.  afolle_12@hotmail.com

Downloads

Publicado

2017-12-08

Como Citar

Mota, Íris D. da, Farias, G. O., Silva, R. da, & Folle, A. (2017). Síndrome de Burnout em estudantes universitários: um olhar sobre as investigações. Motrivivência, 29, 243–256. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29nespp243

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)