Reflexões sobre a integração das TIC na Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81120

Resumo

O ensaio teórico tem o propósito de pautar-se nos desafios encontrados pelos professores e instituições educacionais no processo de implementação das TICs no âmbito escolar e na prática pedagógica do professor de Educação Física. Considerando que entender como utilizá-las no contexto educacional e ter conhecimento de todo o suporte e materiais necessários para o bom aproveitamento nas aulas, é uma tarefa que deve ser encarada por toda a comunidade escolar. Com apoio na revisão de literatura, foi possível constatar e trazer ao debate as principais dificuldades da integração das TICs no ambiente escolar, assim como a necessidade de formação continuada para a comunidade escolar, além da importância da efetivação de políticas públicas voltadas para as aulas de Educação Física.

Biografia do Autor

Lauriano Cecchin Warth, PMF

Mestre em Educação Física/UFSC

Atua: Prefeitura Municipal de Florianópolis

Viviane Preichardt Duek, UDESC

Doutora em Educação/UFRN

Atua: Universidade do Estado de Santa Catarina

Geyson Ricardo Zilch, UDESC

Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Atua: Prefeitura Municipal de São José- SC

Gelcemar Oliveira Farias, UDESC

Doutora em Educação Física/ UFSC

Atua: Universidade do Estado de Santa Catarina

Referências

BARROS, Daniela Melaré Veira; BRIGHENTI, Maria José Lourenção. Tecnologias da Informação e comunicação & formação de professores: tecendo algumas redes de conexão. In: RIVERO, Cléia Maria L.; GALLO, Sílvio (Orgs.). A formação de professores na sociedade do conhecimento. Bauru, SP: Edusc, 2004. p. 125-144. (Coleção Educar).

BATISTA, Sidnei Rodrigues; BETTI, Mauro. A televisão e o ensino da Educação Física na escola: uma proposta de intervenção. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 26, n. 2, p. 135-148, jan. 2005.

BELLONI, Maria Luiza. Mídia-Educação e Educação a Distância na formação de professores In: MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara (Orgs.). Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EduFSCar, 2010. p. 245-265.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001.

BETTI, Mauro. Imagens em ação: uma pesquisa ação sobre o uso de matérias televisivas em programas de Educação Física do ensino fundamental e médio. Movimento, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 95-120, maio/ago. 2006.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-Educação: conceito, história e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009

BIANCHI, Paula. Formação em Mídia-Educação (Física): ações colaborativas na Rede Municipal de Florianópolis/Santa Catarina. 2009. 214f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

BIANCHI, Paula. Formação de professores e cultura digital: observando caminhos curriculares através da mídia-educação. 2014. 291f. Tese (Doutorado em Educação Física) –Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

BIANCHI, Paula; HATJE, Marli. A formação profissional em Educação Física permeada pelas tecnologias de informação e comunicação no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria. Pensar a prática, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 291-306, 2007.

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani de Lorenzi. Cultura digital e formação de professores de Educação Física: estudo de caso na Unipampa. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 4, p. 1025-1036, out./dez. 2015.

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani de Lorenzi. Possibilidades para o ensino-aprendizagem com TICs na Educação Física Escolar: uma experiência com blogs. Cadernos de formação RBCE, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 45-55, mar. 2010.

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani de Lorenzi; VANZIN, Tarcísio. As Tecnologias de Informação e Comunicação na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: possibilidades para a Educação (Física). Revista Linhas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 56-75, jul./dez. 2008.

BIANCHINI, Leandro; PIRES, Giovani De Lorenzi. Educação Física, currículo, formação e cultura escolar: percepções de professores acerca de suas formações permanentes. In: BRUGGEMANN, Ângelo, Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e formação em Mídia-Educação (orgs.). Florianópolis: Tribo da Ilha, 2016, p. 98-119.

CARVALHO, Sérgio; HATJE, Marli. Proposta de desenvolvimento de um novo conhecimento na e para a Educação Física e a comunicação social no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 17, n. 3, p. 260-265, maio, 1996.

CHAMPANGNATTE; Dostoiewski Mariatt de Oliveira; NUNES, Lina Cardoso. A inserção das mídias audiovisuais no contexto escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 3, p. 15-38, 2011.

DINIZ, Irlla Karla dos Santos; DARIDO, Suraya, Cristina. Blog Educacional e o ensino das danças folclóricas nas aulas de Educação Física: aproximações a partir do currículo do estado de São Paulo. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 701-716, jul./set. 2015.

DINIZ, Irlla Karla dos Santos; RODRIGUES, Heitor de Andrade; DARIDO, Suraya Cristina. Os usos das mídias em aulas de Educação Física escolar: possibilidades e dificuldades. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p.183-202, jul./set. 2012.

FANTIN, Monica. Dos consumos culturais aos usos das mídias e tecnologias na prática docente. Motrivivência, Florianópolis, p. 12-24, 2010.

FANTIN, Monica. Mídia-educação no currículo e na formação inicial de professores. In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (orgs.). Cultura Digital e Escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012a, p. 57-92.

FANTIN, Monica. Mídia-Educação no ensino e o currículo como prática cultural. Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 2, p. 437-452, maio/ago. 2012b.

FANTIN, Mônica. Mídia-Educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 27-40, 2011.

FANTIN, Monica. Mídia-educação: conceitos, experiências e diálogos Brasil-Itália. Cidade Futura: Florianópolis, 2006.

FERREIRA, Aline Fernanda. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas aulas de Educação Física: a formação continuada em serviço de professores da rede pública. 2017. 193f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Programa de Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2017.

FERREIRA, Aline Fernanda. Os jogos digitais como apoio pedagógico nas aulas de Educação Física escolar pautadas no currículo do estado de São Paulo. 2014. 129f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Programa de Desenvolvimento Humano Tecnologias, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.

FERREIRA, Erica Renata G.; BENDRATH, Eduard Ângelo; BASEI, Andréia Paula. As TICs na Escola a partir da visão de professores de Educação Física de um município paranaense. Revista EducaOnline, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p.75-94, jan.-abr., 2016.

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; CASTIGLIONE, Rafael Guilherme Mourão. TIC na educação: ambientes pessoais de aprendizagem nas perspectivas e práticas de jovens. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, p. 1-22, 2018.

FLORIANÓPOLIS. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Florianópolis, 2016

KAWASHIMA, Larissa Beraldo. “Jornalzinho da Educação Física”: Relato de uma Experiência na Educação Física Escolar. Motrivivência, Florianópolis, Ano XX, n. 30, p. 143-157, jun. 2008.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007. (Coleção Papirus Educação).

LEÓN-VALDEZ, Rosário Berenice; CARCÍA-LOPEZ, Ramona Imelda; CUEVAS-SALAZAR, Omar. Nível de domínio de tecnologias de informação e comunicação em professores do ensino fundamental privado. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 820-834, mar., 2021.

MELO, Sérgio Correa; BRANCO, Eguimara Selma. O uso das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de Educação Física. In: X CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO - EDUCERE, 2011, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2012. p. 2990-3000.

MENDES, Diego. Luz, câmera e pesquisa-ação: a inserção da mídia-educação na formação continuada de professores de Educação Física. 2008. 201f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

MEZZAROBA, Cristiano; MORAES, Claúdia Emília. Oficina pedagógica em esporte e mídia com professores de Educação Física. Cadernos de Formação RBCE, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 70-82, set. 2018.

NARDON, Tiago Aparecido; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Jogos e Brincadeiras: o ensino mediado pelas tecnologias da informação e comunicação. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 59, p. 1-14, 2019.

OLIVEIRA, Géssyca Tolomeu; MAZZI, Beatriz Leite; UNGHERI, Bruno Ocelli; CAMPOS, Priscila Augusta Ferreira; FERREIRA, Renato Melo. Escola x tecnologia: reflexões sobre a formação de professores de Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 1-6, jan./abr. 2020.

OLIVEIRA, Márcio Romeu Ribas; PIRES, Giovani de Lorenzi. O primeiro olhar: experiência com imagens na Educação Física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 26, n. 2, p. 117-133, jan. 2005.

PATRINHANI, Giseli Fregolente; MAGNONI, Maria da Graça Mello; PRADO JUNIOR, Milton Vieira. Educação Inclusiva e Mídias: Práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física Escolar. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, Marília, v. 18, n. 1, p. 77-92, 2017.

PIRES, Giovani de Lorenzi. Educação Física e o discurso midiático: Abordagem Crítico-emancipatória. Ijuí: Editora Unijuí, 2002.

PIRES, Giovani de Lorenzi; LAZZAROTTI FILHO, Ari; LISBÔA, Mariana Mendonça. Educação Física, mídia e tecnologias – Incursões, pesquisa e perspectivas. Kinesis, Santa Maria, v. 30, n. 1, p. 55-79, jan./jun. 2012.

PIRES, Giovani de Lorenzi; LISBOA, Mariana Mendonça; ANTUNES, Scheila; MEZZAROBA, Cristiano; MENDES, Diego Souza; SILVA, Karla Mathoso da; AZEVEDO, Victor Abreu. A pesquisa em Educação Física e mídia: pioneirismo, contribuições e críticas ao “Grupo de Santa Maria”. Movimento, Porto Alegre, v. 14, n. 03, p. 33-52, 2008.

SEBRIAM, Débora Cristina da Silva. Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino da Educação Física. 2009. 184f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de mídias para a Educação) - Programa Erasmus Mundus, Universidad Nacional de Educácion a distância de Madrid, Espanha, Universidade técnica de Lisboa, Portugal, Universidade de Poitiers, França, 2009.

SILVEIRA, Juliano; BRÜGGEMANN, Ângelo Luiz; BIANCHI, Paula. Formação de professores de Educação Física e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)/mídia: uma relação possível? Análise das propostas curriculares de universidades federais brasileiras. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 57, p. 1-19, jan./mar. 2019.

SILVEIRA, Juliano; PIRES, Giovani De Lorenzi. Formação continuada em educação física e tecnologias digitais: percepções dos professores participantes. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 23, n. 02, p. 49-62, mai./ ago., 2019.

SOARES, D.C.; IMPOLCETTO, F.M. TIC nas relações étnico-raciais: limitações e possibilidades na Educação Física escolar para o Ensino Médio a partir do currículo do Estado de São Paulo. In: Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana, 10.; Simpósio paulista de Educação Física, 16., Rio Claro. Anais [...]. Rio Claro: UNESP, 2017.

SOUSA, Galdino Rodrigues de; MENDES, Diego de Sousa. Mídias na formação em Educação Física: análise de uma disciplina optativa. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, n. 43, p. 300-315, 12 nov. 2014.

SOUSA, Galdino Rodrigues de; RIZZUTI, Elaine Valéria; BORGES, Eliane Medeiros. Educação para as TICs na formação em Educação Física: análises curriculares por meio da mídia-educação. Pensar a prática, Goiânia, v. 19, n. 3, jul./set. 2016

SOUSA, Galdino Rodrigues; RIZZUTI, Elaine Valéria; BORGES, Eliane Medeiros; COSTA, Dimas de Paula. Mídia-educação nas universidades federais mineiras: mapeando a formação em educação física. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 47, p. 96, 25 maio 2016.

TOCANTINS, Geusiane Miranda de Oliveira; WIGGERS, Ingrid Dittrich. TIC e Educação do corpo: professores e suas apropriações. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 18.; Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 5., 2013, Brasília. Anais [...]. Brasília: CBCE, 2013.

TORRES, Aline Lima; MOTA, Mabelle Maia; BARROS, Elainny Patrícia Lima; FERREIRA, Heraldo Simões. As tecnologias da informação e comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza. Educação Temática Digital, Campinas, v. 18, n. 1, p. 198-214, jan./abr. 2016.

TORRES, Aline Lima; MOTA, Mabelle Maia; FERREIRA, Heraldo Simões; FERREIRA, Aline Fernanda; DARIDO, Suraya Cristina. Formação Continuada para o uso das Tecnologias da Informação e comunicação-TICs: um estudo com professores de Educação Física de Fortaleza. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 1, p. 54-72, jan./jun. 2017.

ZANELLA, Brenda Rafaela Devens; LIMA, Maria de Fátima Webber Prado. Refletindo sobre os fatores de resistência no uso das TICs nos ambientes escolares. Scientia cum Industria, Caxias do Sul, v. 5, n. 2, p. 78-89, 2017.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

Warth, L. C., Duek, V. P. ., Zilch, G. R. ., & Farias, G. O. . (2021). Reflexões sobre a integração das TIC na Educação Física escolar. Motrivivência, 33(64), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81120

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)