PIBID Educação Física: experiências na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59669

Resumo

Este estudo objetiva descrever as vivências formativas dos bolsistas de iniciação à docência do curso de licenciatura em Educação Física no período de 2014 a 2018. As fontes de consulta foram relatórios, currículos lattes dos bolsistas do PIBID e o material produzido coletivamente na escola de atuação. A docência compartilhada foi um fator relevante, significativo e singular para a formação dos futuros professores. O envolvimento dos bolsistas culminou na participação em eventos científicos nacionais e internacionais, com a apresentação e publicação dos estudos em anais, além da participação em eventos de extensão. Concomitantemente, produziram na escola murais didáticos com temas relacionados ao contexto esportivo e jornais pedagógicos, mediante ações interdisciplinares.  Conclui-se que as experiências do PIBID onde a escola é protagonista se transforma em conhecimentos favorecendo a construção da identidade docente e a associação entre teoria e prática e contribuiu para qualificar a prática pedagógica no âmbito profissional.

Biografia do Autor

Paloma Cibele Rivera Matter, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Giovana Rastelli, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada e Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Luiz Gustavo de Medeiros Manchein, Prefeitura Municipal de São José

Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina e professor da rede municipal de ensino de São José.

Nicole Gonçalves Custódio, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

 

Sérgio Roberto Almeida, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Gelcemar Oliveira Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2019-09-24

Como Citar

Matter, P. C. R., Rastelli, G., Manchein, L. G. de M., Custódio, N. G., Almeida, S. R., & Farias, G. O. (2019). PIBID Educação Física: experiências na formação de professores. Motrivivência, 31(60), 01–18. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59669