Corrida orientada: estratégia para avaliação dos conteúdos da Educação Física escolar

Juliana Regina Silva Guimarães, Alexandra Folle, Monica Bredun da Veiga

Resumo


O objetivo deste estudo foi relatar uma experiência de utilização da corrida orientada enquanto estratégia de avaliação dos conteúdos da Educação Física Escolar. A experiência foi desenvolvida com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de São José (SC). A avaliação da aprendizagem dos conteúdos foi realizada a partir de uma prova escrita, aplicada por meio da corrida orientada. Os alunos se envolveram ativamente na avaliação, fizeram debates e trocaram experiência sobre as respostas. Além disso, os estudantes foram incluídos nas decisões do processo avaliativo, possibilitando maior autonomia a estes. Conclui-se que esta experiência da avaliação se mostrou bastante pertinente, dinamizando o processo avaliativo.


Palavras-chave


Avaliação educacional; Ensino fundamental; Educação física e treinamento

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e54320



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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