Determinantes sociodemográficos de consumo: uma análise dos espectadores do futebol de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e71739

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Futebol, Marketing, Esportes

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a influência das variáveis sociodemográficas no comportamento de consumo dos espectadores do futebol Pernambucano. Caracterizado como de abordagem quantitativa, do tipo correlacional preditivo. A amostra foi composta por 967 espectadores do Campeonato Pernambucano de Futebol nos anos de 2017 a 2019. Os dados foram coletados a partir de um questionário adaptado e analisados no software SPSS Statistics 24. Os resultados apresentaram em sua maioria espectadores do sexo masculino, quanto à escolaridade, a maioria possuía o ensino superior completo e uma renda familiar superior a R$5.000,00. O modelo com as variáveis sociodemográficas como preditoras da compra de produtos foi significativo. Em relação à compra de ingressos, as variáveis sociodemográficas não obtiveram valores preditivos significativos. Sendo assim, conclui-se que as variáveis sociodemográficas influenciaram de forma positiva na compra de produtos do clube, entretanto não foram significativas na compra de ingressos.

Biografia do Autor

Willian Gonçalves dos Santos, Universidade de Pernambuco - UPE

Bacharel em Educação Física - UPE. Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE

Marcos Antonio Barros Filho, Universidade de Pernambuco - UPE

Mestre em Gestão Desportiva - FADEUP. Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE

Yves de Holanda Batista de Miranda, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - FADEUP

Estudante de Mestrado em Gestão Desportiva - FADEUP. Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE

Victor Henrique Rodrigues Silva, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - FADEUP

Estudante de Mestrado em Gestão Desportiva - FADEUP. Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE

Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso, Universidade de Pernambuco - UPE

Doutor em Educação Física - UPE. Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE

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Publicado

2020-07-24

Edição

Seção

Artigos Originais