Determinantes sociodemográficos de consumo: uma análise dos espectadores do futebol de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e71739

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a influência das variáveis sociodemográficas no comportamento de consumo dos espectadores do futebol Pernambucano. Caracterizado como de abordagem quantitativa, do tipo correlacional preditivo. A amostra foi composta por 967 espectadores do Campeonato Pernambucano de Futebol nos anos de 2017 a 2019. Os dados foram coletados a partir de um questionário adaptado e analisados no software SPSS Statistics 24. Os resultados apresentaram em sua maioria espectadores do sexo masculino, quanto à escolaridade, a maioria possuía o ensino superior completo e uma renda familiar superior a R$5.000,00. O modelo com as variáveis sociodemográficas como preditoras da compra de produtos foi significativo. Em relação à compra de ingressos, as variáveis sociodemográficas não obtiveram valores preditivos significativos. Sendo assim, conclui-se que as variáveis sociodemográficas influenciaram de forma positiva na compra de produtos do clube, entretanto não foram significativas na compra de ingressos.

Biografia do Autor

Willian Gonçalves dos Santos, Universidade de Pernambuco - UPE

Bacharel em Educação Física - UPE. Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE

Marcos Antonio Barros Filho, Universidade de Pernambuco - UPE

Mestre em Gestão Desportiva - FADEUP. Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE

Yves de Holanda Batista de Miranda, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - FADEUP

Estudante de Mestrado em Gestão Desportiva - FADEUP. Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE

Victor Henrique Rodrigues Silva, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - FADEUP

Estudante de Mestrado em Gestão Desportiva - FADEUP. Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE

Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso, Universidade de Pernambuco - UPE

Doutor em Educação Física - UPE. Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE

Referências

ANDREW, Damon; PEDERSEN, Paul Mark; MCEVOY, Chad. Research methods and design in sport management. Champaign: Human Kinetics, 2011.

BAUER, Hans; SAUER, Nicola; EXLER, Stefanie. The loyalty of German soccer fans: Does a team's brand image matter? International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, v. 7, n. 1, p. 8-16, 2005.

BDO BRAZIL. Valor das marcas dos clubes brasileiros. São Paulo: BDO Publicações, 2017.

BISCAIA, Rui et al. Estudo da lealdade dos espectadores: Para uma gestão de marketing do futebol. Recife: Editora Universitária da Universidade Federal de Pernambuco, 2014. 156p.

BISCAIA, Rui et al. The role of service quality and ticket pricing on satisfaction and behavioural intention within professional football. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, v. 14, n. 4, p. 42-66, 2013.

BISCAIA, Rui; CORREIA, Abel; ROSADO, Antonio. Perfil sociodemográfico e motivos do espectador de basquetebol. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 32, n. 2-4, p. 199-216, 2010.

BURAIMO, Babatunde; TENA, J. D.; DE LA PIEDRA, Juan Diego. Attendance demand in a developing football market: The case of the Peruvian first division. European Sport Management Quarterly, v. 18, n. 5, p. 671-686, 2018.

CARVALHO, Wesllen Gian et al. Estudo sobre a satisfação do sócio-torcedor do Paraná Clube. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva, v. 3, n. supl. 1, p. 53-69, 2013.

CASPER, Jonathan; MENEFEE, Chadwick. Prior sport participation and spectator sport consumption: Socialization and soccer. European Sport Management Quarterly, v. 10, n. 5, p. 595-611, 2010.

CLARK, John; APOSTOLOPOULOU, Artemisia; GLADDEN, James. Real women watch football: Gender differences in the consumption of the NFL Super Bowl broadcast. Journal of Promotion Management, v. 15, n. 1-2, p. 165-183, 2009.

CORREIA, Abel; ESTEVES, Sandra. An exploratory study of spectators' motivation in football. International Journal of Sport Management and Marketing, v. 2, n. 5-6, p. 572-590, 2007.

FAGUNDES, André Francisco Alcantara. Um modelo dos fatores que influenciam a satisfação dos torcedores na ida aos estádios de futebol no brasil e sua intenção de retorno. 2013. 201 f. Tese (Doutorado) - Curso de Administração, Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2013.

FLECHA, Angela Cabral; PONTELLO, Mathaeus Levy. Comportamento do torcedor do futebol. Podium Sport, Leisure and Tourism Review, v. 4, n. 2, p. 72-87, 2015.

FOROUGHI, Behzad et al. The impact of event quality on fan satisfaction and game attendance in the context of professional soccer in Iran. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, v. 15, n. 3, p. 189-205, 2014.

GASPARETTO, Thadeu Miranda. O Futebol como negócio: Uma comparação financeira com outros segmentos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 35, n. 4, p. 825-845, 2013.

GONÇALVES, Celina; CORREIA, Abel; DINIZ, Ana. Variáveis Internas e Externas ao Indivíduo que Influenciam o Comportamento de Retenção de Sócios no Fitness. Podium Sport, Leisure and Tourism Review, v. 01, n. 02, p. 27-60, 2012.

GREENWELL, Cristopher; FINK, Janet; PASTORE, Donna. Perceptions of the service experience: Using demographic and psychographic variables to identify customer segments. Sport Marketing Quarterly, v. 11, n. 4, p. 233-241, 2002.

GUTERMAN, Marcos. O Futebol explica o Brasil: uma história da maior expressão popular do país. São Paulo: Editora Contexto, 2009. 272 p.

HALL, John; O’MAHONY, Barry; VIECELI, Julian. An empirical model of attendance factors at major sporting events. International Journal of Hospitality Management, v. 29, n. 2, p. 328-334, 2010.

HALL, John; O'MAHONY, Barry. An empirical analysis of gender differences in sports attendance motives. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, v. 7, n. 4, p. 39-51, 2006.

KAISER, Mario et al. How well do you know your spectators? A study on spectator segmentation based on preference analysis and willingness to pay for tickets. European Sport Management Quarterly, p. 1-23, 2018.

KIM, Tae Ho; KO, Yong Jae; PARK, Chan Min. The influence of event quality on revisit intention: Gender difference and segmentation strategy. Managing Service Quality: An International Journal, v. 23, n. 3, p. 205-224, 2013.

KIM, Yukyoum et al. Meta-analytic review of sport consumption: Factors affecting attendance to sporting events. Sport Marketing Quarterly, v. 28, n. 3, p. 117-134, 2019.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

KWON, Harry; ARMSTRONG, Ketra. Impulse purchases of sport team licensed merchandise: what matters? Journal of Sport Management, v. 20, n. 1, p. 101-119, 2006.

LERA-LÓPEZ, Fernando; OLLO-LÓPEZ, Andrea; RAPÚN-GÁRATE, Manuel. Sports spectatorship in Spain attendance and consumption. European Sport Management Quarterly, v. 12, n. 3, p. 265-289, 2012.

MADRIGAL, Robert; DALAKAS, Vassilis. Consumer Psychology of Sport: More Than Just a Game. In: HAUGTVEDT, Curtis; HERR, Paul M.; KARDES, Frank. Handbook of Consumer Psychology. New York: Routledge, 2008. Cap. 34. p. 857-877.

MARÔCO, João. Análise de equações estruturais: Fundamentos teóricos, software & aplicações. 2ª. Pêro Pinheiro: ReportNumber, Lda, 2014.

MULLIN, Bernard; HARDY, Stephen; SUTTON, William. Sport Marketing. 1. ed. Leeds: Human Kinetics, 1993.

NEALE, Larry; FUNK, Daniel. Investigating motivation, attitudinal loyalty and attendance behaviour with fans of Australian football. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, v. 7, n. 4, p. 12-22, 2006.

O'REILLY, Norm. et al. Merchandise sales rank in professional sport: Purchase drivers and implications for National Hockey League clubs. Sport, Business and Management: An International Journal, v. 5, n. 4, p. 307-324, 2015.

PITTS, Brenda; STOTLAR, David. Fundamentos de marketing esportivo. São Paulo: Phorte, 2002.

QUINTAL, Gonçalo. et al. Strategic tool to estimate the consumption patterns of non-residents spectators at sporting events (Liga NOS): Adaptation to Portuguese reality. BBR-Brazilian Business Review, v. 13, p. 102-120, 2016.

RIDINGER, Lynn; FUNK, Daniel. Looking at gender differences through the lens of sport spectators. Sports Marketing Quarterly, v. 15, n. 3, p. 155-166, 2006.

ROBINSON, Matthew; TRAIL, Galen. Relationships among spectator gender, motives, points of attachment, and sport preference. Journal of Sport Management, v. 19, n. 1, p. 58-80, 2005.

ROCHA, Cláudio Miranda; FLEURY, Fernando. Attendance of Brazilian soccer games: The role of constraints and team identification. European Sport Management Quarterly, v. 17, n. 4, p. 485-505, 2017. ISSN 1618-4742.

RODRIGUES SILVA, Victor Henrique et al. A satisfação e as intenções comportamentais dos sócios-torcedores de um clube pernambucano em relação aos serviços prestados no campeonato brasileiro de futebol – série A. Motrivivência, v. 30, n. 54, p. 263 - 277, 2018.

SANTOS, Luiz Felipe Saraiva. Qualidade, Satisfação e Lealdade dos Espectadores de Futebol. 2011. 78 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Gestão do Desporto, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2011.

SANTOS, Thiago Oliveira et al. A qualidade da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 nas cidades-sede. Movimento, v. 22, n. 2, p. 611-624, 2016.

SKINNER, James; EDWARDS, Allan; CORBETT, Ben. Research methods for sport management. New York: Routledge, 2014.

SMITH, Aaron; STEWART, Bob. The special features of sport: A critical revisit. Sport Management Review, v. 13, n. 1, p. 1-13, 2010.

THEODORAKIS, Nicholas; WANN, Daniel; WEAVER, Stephen. An antecedent model of team identification in the context of professional soccer. Sport Marketing Quarterly, v. 21, n. 2, p. 80-90, 2012.

VEAL, Anthony James; DARCY, Simon. Research methods in sport studies and sport management: A practical guide. New York: Routledge, 2014.

ZHANG, James. Estudio conductual para el crecimiento regional de la industria deportiva: consideraciones teóricas, argumentativas y analíticas. Revista Gerencia Deportiva, v. 1, n. 1, p. 39 - 75, 2017.

ZHANG, James et al. Understanding Women's Professional Basketball Game Spectators: Sociodemographics, Game Consumption, and Entertainment Options. Sport Marketing Quarterly, v. 12, n. 4, p. 228-243, 2003.

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

Santos, W. G. dos, Barros Filho, M. A., Miranda, Y. de H. B. de, Rodrigues Silva, V. H., & Pedroso, C. A. M. de Q. (2020). Determinantes sociodemográficos de consumo: uma análise dos espectadores do futebol de Pernambuco. Motrivivência, 32(63), 01–14. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e71739

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)