A satisfação e as intenções comportamentais dos sócios-torcedores de um clube pernambucano em relação aos serviços prestados no campeonato brasileiro de futebol – série A

Autores

  • Victor Henrique Rodrigues Silva Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco - ESEF/UPE
  • Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco - ESEF/UPE
  • Yves de Holanda Batista de Miranda Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco - ESEF/UPE
  • Marcos Antônio Barros Filho Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - FADEUP
  • José Pedro Sarmento Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - FADEUP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p263

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a satisfação e as intenções comportamentais dos sócios-torcedores de um clube de Pernambuco no Campeonato Brasileiro de Futebol – Série A. O estudo é caracterizado como pesquisa descritiva, com a população composta por sócios-torcedores do clube. Os dados foram coletados por meio de questionário de escala multi-itens do tipo Likert com cinco alternativas. Os dados foram analisados no software IBM SPSS Statistics 20, através da estatística descritiva, utilizando média, moda, mediana, desvio padrão, soma, medidas percentuais e gráficos. Os resultados apresentam números positivos em relação à satisfação com os serviços auxiliares, indiferença em relação ao jogo e resultados positivos nas intenções comportamentais. Conclui-se que houve resultados positivos em relação à qualidade de serviço, equilíbrio quando tratou-se da satisfação com os jogos e resultados bastante positivos quando se questionou sobre as intenções de consumir mais produtos e serviços do clube na visão de seus sócios-torcedores entrevistados.

 

 

Biografia do Autor

Victor Henrique Rodrigues Silva, Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco - ESEF/UPE

Bacharel em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF-UPE). Membro do Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão (GEquip-ESEF/UPE)

Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso, Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco - ESEF/UPE

Doutorado em andamento em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física Universidade de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - Portugal (FADEUP). Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE). Líder do Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão (GEquip -ESEF/UPE)

Yves de Holanda Batista de Miranda, Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco - ESEF/UPE

Bacharel em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF-UPE). Membro do Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão (GEquip-ESEF/UPE)

Marcos Antônio Barros Filho, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - FADEUP

Mestrado em andamento em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - Portugal (FADEUP). Bacharel em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade de Pernambuco (UPE). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão (GEquip -ESEF/UPE). 

José Pedro Sarmento, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - FADEUP

Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Professor Associado da Universidade do Porto.

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Publicado

2018-07-27

Como Citar

Rodrigues Silva, V. H., Pedroso, C. A. M. de Q., Miranda, Y. de H. B. de, Barros Filho, M. A., & Sarmento, J. P. (2018). A satisfação e as intenções comportamentais dos sócios-torcedores de um clube pernambucano em relação aos serviços prestados no campeonato brasileiro de futebol – série A. Motrivivência, 30(54), 263–277. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p263

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