O impacto da atmosfera dos estádios nas intenções comportamentais: uma análise do futebol de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e90508

Palavras-chave:

Marketing esportivo, Comportamento do consumidor, Qualidade de serviços

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o impacto da atmosfera do estádio nas intenções comportamentais dos espectadores de futebol em Pernambuco. Através de uma abordagem quantitativa, observacional de desenho e-survey. A amostra foi composta por 196 torcedores de clubes de Pernambuco. Os dados foram analisados por meio de uma regressão linear múltipla. O modelo foi considerado válido e foi responsável pela variância de 11% das intenções comportamentais. Constatou-se que apenas a dimensão Torcida foi considerada um preditor estatisticamente significativo das intenções comportamentais. Cabe ao gestor esportivo alinhar suas táticas de serviços ofertados, visando a ambientação do estádio positiva aos espectadores.

Biografia do Autor

Jorge Eduardo Maciel Gonçalves da Silva, Universidade de Pernambuco

Bacharel em Educação Física - ESEF/UPE

Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE

 

Yves Miranda, Universidade de Pernambuco

Mestre em Gestão Desportiva - FADEUP,

Faculdade Santíssima Trindade - FAST, Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE

 

 

Marcos Antonio Barros Filho, Universidade de Pernambuco

Doutorado em andamento em Educação Física - UPE

Centro Universitário Estácio do Recife, Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE

Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso, Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco

Doutor em Educação Física - UPE

Escola Superior de Educação Física  da Universidade de Pernambuco - ESEF/UPE,

Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE

 

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Publicado

2023-05-15

Como Citar

Maciel Gonçalves da Silva, J. E., Miranda, Y., Barros Filho, M. A., & Pedroso, C. A. M. de Q. (2023). O impacto da atmosfera dos estádios nas intenções comportamentais: uma análise do futebol de Pernambuco. Motrivivência, 35(66), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e90508

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