A prática pedagógica da Educação Física na escola de tempo integral num olhar multirreferencial
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e72684Resumo
O presente artigo é um ensaio teórico que objetiva apresentar uma reflexão sobre a prática pedagógica da Educação Física na escola de tempo integral a partir do fundamento epistemológico da multirreferencialidade. A multirreferencialidade é uma perspectiva epistemológica que nega a existência do conhecimento de um ponto de vista purista e monológico, compreendendo os fenômenos em sua complexidade. A Educação Física, enquanto prática pedagógica, por muito tempo se justificou pelo referencial da aptidão física e do rendimento com o fim da formação esportiva, privilegiando uma formação voltada para a técnica do movimento padronizado, ficando restrita a referenciais únicos. É como espaço de relações plurais que concebemos a escola de tempo integral, e a Educação Física como parte desse contexto deve desenvolver uma prática pedagógica que perspective uma leitura plural a consciência corporal dos sujeitos implicados, fazendo-os compreender sua participação na sociedade como agentes, atores e autores que criam sentidos.
Referências
ARDOINO, Jacques Ardoino. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: In: BARBOSA, Joaquim Gonçalves (Coordenador); revisão da tradução Sidney Barbosa. Reflexões em torno da abordagem multirreferencial. – São Carlos: EdUFSCar, 1998.
ARROYO, Miguel G. O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. In: MOLL, Jaqueline (Org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.
BARBOSA, Joaquim Gonçalves. Uma escola Multirreferencial: A difícil arte de se autorizar, o pensamento plural de Jacques Ardoino e a Educação. In: Macedo, Roberto Sidnei; Barbosa, Joaquim Gonçalves; BORBA, Sérgio (Orgs). Jacques Ardoino e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
BRACHT, Valter. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
DAOLIO, Jocimar. A educação física escolar como prática cultural: tensões e riscos. In: DAOLIO, Jocimar (COOR.). Educação física escolar: olhares a partir da cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. 17º ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
DIAS, Maria Aparecida. O corpo na pedagogia Freinet. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1997.
TANI, Go et al. Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
HILDEBRANDET-STRAMANN, Reiner; TAFFAREL, Celi Zulke. Formação de professores e trabalho educativo na educação física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2017.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7. Ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.
MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac e Naify, 2003.
MOREIRA, Wagner Wey, Et al. Educação Integral na escola de tempo integral: fenomenologia, complexidade e corporeidade. In: Simões, Regina; BARBOSA, Juliana Bertucci (Org.). Escola em tempo integral: linguagens e expressões. Uberaba: UFRM, 2014).
NOBREGA, Terezinha Petrucia de. Corporeidade e educação física do corpo-objeto ao corpo-sujeito. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN Editora da UFRN, 2005.
NUNES, Mario Luiz Ferrar; RÚBIO, kátia. O(s) currículo(s) da educação física e a constituição da identidade de seus sujeitos. Currículo sem Fronteiras, v.8, n.2, pp.55-77, Jul/Dez 2008.
SANTOS, Antônio de Pádua dos. Imaginário radical e educação física: trajetória esportiva de corredores de longa distância. Natal: EDUFRN, 2012.
SANTIN, Silvino. Educação Física outros caminhos. 2º ed. Porto Alegre, RS: Edições EST, 1993.
SANTIN, Silvino. Educação Física: temas pedagógicos. 2º ed. Porto Alegre, RS: Edições EST, 2001.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
SOARES, Carmem Lúcia. Prefácio. In: TABORADA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio (org.). Educação do corpo na escola brasileira. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).