Reflexões sobre o lugar da escola na formação de professores de Educação Física

Tamara Suellen Dudeck, Evando Carlos Moreira, José Pereira de Melo

Resumo


Propomos neste ensaio refletir sobre o lugar da escola na formação dos professores de Educação Física, partindo do princípio que sem conhecer de fato a escola, o cotidiano escolar, não há possibilidade de compreensão de suas reais necessidades. As reflexões mostram que a escola ocupa pouco espaço na formação de professores de Educação Física, mas percebem-se mudanças substanciais nas leis e na oferta de projetos e programas que permitem articulação entre as agências formadoras e a escola para inserir os licenciandos no contexto escolar desde os primeiros períodos do curso, realidade que possibilita um processo formativo vivencial no próprio contexto escolar.

Palavras-chave


Formação de professores; Educação Física; Escola

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p234



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA