Educação física escolar e futebol: o que pensam os alunos do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56400

Resumo

Este estudo objetivou identificar e apresentar concepções, crenças e contextos episódicos do futebol que marcaram a vida dos sujeitos participantes - adolescentes/ estudantes - como conteúdo e estratégia de ensino nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Os relatos foram obtidos a partir do método de participação coletiva de opiniões, denominado “roda de conversa” com estudantes de uma escola estadual em Cuiabá-MT. O estudo indicou a necessidade de se pensar o futebol num contexto sócio-histórico nas aulas de Educação Física e não somente como elemento esportivo explorado a partir da vivência técnica e tática. Assim, os alunos poderão se perceber como cidadãos críticos e participativos socialmente e não apenas reprodutores de habilidades físicas e/ou idealizações midiáticas.

Biografia do Autor

Talita Ferreira, Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG

Mestre em Educação Física pela UFMT. Professora do Curso de Educação Física da Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG.

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação Física pela UNICAMP. Professor do Curso de Educação Física da UFMT. Professor do Programa de Mestrado em Educação e do Mestrado em Educação Física da UFMT.

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Publicado

2019-05-13

Como Citar

FERREIRA, Talita; MOREIRA, Evando Carlos. Educação física escolar e futebol: o que pensam os alunos do ensino médio. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 58, p. 1–17, 2019. DOI: 10.5007/2175-8042.2019e56400. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e56400. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais