Experiências de ensino e subjetividades imanentes configurando práticas de professores de Educação Física da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n56p100Resumo
O estudo tem por objetivo apresentar uma tipologia a partir de práticas educativas, experiências e subjetividades imanentes de professores de Educação Física que atuam em escolas municipais de Educação Infantil de Cuiabá-MT. Sendo sujeitos da pesquisa professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil. A amostra foi composta por 50 professores que responderam a um questionário e 10 professores que participaram da entrevista. O percurso investigativo, nos possibilitou uma análise das práticas educativas e a compreensão das experiências dos docentes. Se a experiência é algo que faz mais relação ao presente vivido do que ao futuro, ainda como um vir a ser, fica a constatação de que a prática educativa dos professores pode ser relacionada com a ideia de o presente estar permeado pela possibilidade de já se estar vivendo um eterno “Ainda-Não”. Podemos vislumbrar novas práticas se delineando, na medida em que a experiência é algo que vai se configurando nas ações dos sujeitos-professores com os corpos-crianças em que o ensinar pode estar perdendo a primazia sobre o aprender.
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