O lugar da educação física na educação infantil, existe?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p222

Resumo

O objetivo do artigo é discutir o lugar da Educação Física no cotidiano escolar tendo como suporte empírico uma prática pedagógica inovadora, na qual, a partir das possibilidades desenvolvidas pelo Professor, as crianças se tornam partícipes no processo de vivências e desenvolvimento de conhecimentos que envolvem a percepção de si e o conhecimento da sociedade. O Estudo de Caso intrínseco indica que a prática do Professor é resultado de um processo que se desvela na sua trajetória de vida pelos saberes desenvolvidos em formações continuadas e nas experiências comunitárias. Com isso, o Professor de Educação Física considerou a estética como possibilidade epistemológica, pois desenvolveu uma sensibilidade especial para trabalhar com crianças na Educação Infantil, principalmente, por ter transformado, ao longo de sua carreira, os modos de pensar a criança, a escola, a Educação Física Escolar e a própria vida.

Biografia do Autor

Vilma Aparecida Pinho, Universidade Federal do Pará UFPA; Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/FEF.

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Altamira, Faculdade de Educação. Possui Graduação em Educação Física, com especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996). Mestrado em Educação (2004) por essa mesma universidade. É Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense ? UFF no Programa de Pós-Graduação em Educação, pesquisou como bolsista Internacional da Fundação Ford da coorte 2006. Atuou por 17 anos na Educação Básica ensinando classes de Educação Infantil e Ensino Fundamental nas áreas de Educação Física, alfabetização, e Ciências Humanas. Pesquisa sobre Infância e juventude, Direitos Humanos e Educação; Relações étnico-raciais, currículo e formação de professores.

José Tarcísio Grunennvaldt, Faculdade de Educação Física - Universidade Federal de Mato Grosso.

Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Pós-doutor em Educação Física - Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem experiência na área de Educação e Educação Física com ênfase em História da Educação, Educação Física e esporte. 

Kátia Garcia Gelamo, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso - SEDUC/MT Mestranda em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física - PPGEF Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1986) , especialização em Educação Especial para Talentosos e Bem Dtados pela Universidade Federal de Lavras (2004) e especialização em Tecnologia Na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010) . Atualmente é Professora Formadora em Tecnologia Educaciona da CEFAPRO. Tem experiência na área de Educação Física. Mestranda em Educação Física pepla Universidade Federal de Mato Grosso.

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Fonte Oral

PROFESSOR entrevista realizada entre os dias 23 de Abril a 03 de Junho de 2015. Cuiabá – MT.

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Publicado

2016-09-21

Como Citar

PINHO, Vilma Aparecida; GRUNENNVALDT, José Tarcísio; GELAMO, Kátia Garcia. O lugar da educação física na educação infantil, existe?. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 222–240, 2016. DOI: 10.5007/2175-8042.2016v28n48p222. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p222. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais