A educação física e as finalidades educacionais do ensino médio: um estudo de caso

Autores

  • Geander Franco de Araujo Universidade Federal de Mato Grosso
  • José Tarcísio Grunennvaldt Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p251

Resumo

A pesquisa tem como objetivo investigar e compreender em que medida a Educação Física no Ensino Médio atende as finalidades do artigo 35 da LDBEN 9.394/96. O universo da pesquisa envolve a Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos e as turmas do ensino médio regular. Para tanto, nos propomos através das respostas dos alunos, professor, dos pressupostos teóricos e dos documentos legais analisados, compreender se a Educação Física responde às orientações legais do artigo 35 da LDBEN 9.394/96. Consideramos que por mais que a Educação Física como componente curricular tente ser uma prática transformadora que não está de toda dada, mas, inacabada em seu projeto inicial, ela ainda atende as reproduções da sociedade conforme citadas no gráfico, de modo que, as representações dos alunos partem dessas concepções. Compreendemos que a Educação Física dessa Escola instrumentaliza os alunos para uma vida fisicamente ativa em resposta aos anseios da Sociedade.

 

Biografia do Autor

Geander Franco de Araujo, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Trabalha na Escola Estadual Senador Azeredo / Cuiabá-MT. geanderfranco@gmail.com 

 

José Tarcísio Grunennvaldt, Universidade Federal de Mato Grosso

Pós-doutor em Educação Física. Professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Publicado

2017-07-20

Como Citar

ARAUJO, Geander Franco de; GRUNENNVALDT, José Tarcísio. A educação física e as finalidades educacionais do ensino médio: um estudo de caso. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 51, p. 251–269, 2017. DOI: 10.5007/2175-8042.2017v29n51p251. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n51p251. Acesso em: 15 out. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta