Experiências de ensino e subjetividades imanentes configurando práticas de professores de Educação Física da educação infantil

Autores

  • Géssica Adriana de Carvalho Lúcio Programa de pós graduação em Educação Física- Universidade Federal de Mato Grosso-PPGEF-UFMT
  • José Tarcísio Grunennvaldt Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.
  • Viviani Darolt Rabelo Programa de pós graduação em Educação Física- Universidade Federal de Mato Grosso-PPGEF-UFMT
  • Evando Carlos Moreira Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n56p100

Resumo

O estudo tem por objetivo apresentar uma tipologia a partir de práticas educativas, experiências e subjetividades imanentes de professores de Educação Física que atuam em escolas municipais de Educação Infantil de Cuiabá-MT. Sendo sujeitos da pesquisa professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil. A amostra foi composta por 50 professores que responderam a um questionário e 10 professores que participaram da entrevista. O percurso investigativo, nos possibilitou uma análise das práticas educativas e a compreensão das experiências  dos docentes. Se a experiência é algo que faz mais relação ao presente vivido do que ao futuro, ainda como um vir a ser, fica a constatação de que a prática educativa dos  professores pode ser relacionada com a ideia de o presente estar permeado pela possibilidade de já se estar vivendo um eterno “Ainda-Não”.   Podemos vislumbrar novas práticas se delineando, na medida em que a experiência é algo que vai se configurando nas ações dos sujeitos-professores com os  corpos-crianças em que o ensinar pode estar perdendo a primazia sobre o aprender.

 

 

Biografia do Autor

Géssica Adriana de Carvalho Lúcio, Programa de pós graduação em Educação Física- Universidade Federal de Mato Grosso-PPGEF-UFMT

Graduada e Mestre em Educação Física pela universidade Federal de Mato Grosso- FEF- UFMT

Professora do curso Bacharel em Educação Física, Faculdade FAIPE.Cuiabá, Brasil. Professora de Educação Física no Colégio Salesiano São Gonçalo e na Escola Nova Pedagogia- ENP, Cuiabá, Brasil

 

José Tarcísio Grunennvaldt, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Pós-Doutorado em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Professor Faculdade de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-UFMT e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física PPGEF- UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso. Cuiabá, MT. Cuiabá Mato Grosso, Brasil

 

Viviani Darolt Rabelo, Programa de pós graduação em Educação Física- Universidade Federal de Mato Grosso-PPGEF-UFMT

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, Brasil

Professora da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá

Cuiabá Mato Grosso, Brasil.

vidaroltrabelo@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/2883258543128814

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP –. Professor Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso FEF- UFMT. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-UFMT e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física PPGEF- UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso. Cuiabá, MT.

Cuiabá Mato Grosso, Brasil

ecmmoreira@uol.com.br

http://lattes.cnpq.br/4561814544149415

 

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Publicado

2018-11-29

Como Citar

Lúcio, G. A. de C., Grunennvaldt, J. T., Rabelo, V. D., & Moreira, E. C. (2018). Experiências de ensino e subjetividades imanentes configurando práticas de professores de Educação Física da educação infantil. Motrivivência, 30(56), 100–119. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n56p100

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