O impacto da prática do futsal na competência motora de crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e73696

Resumo

A competência motora é um importante componente para o desenvolvimento infantil relacionando-se a performance nos mais variados esportes. Esse estudo examinou a relação entre a prática do futsal e a competência motora de meninos dos seis aos 10 anos. Participaram 99 crianças com idade média de 8,15±1,18 anos, as quais foram divididas em dois grupos (praticantes de futsal vs. não praticantes). Para a avaliação da competência motora foi utilizado o Motor Competence Assessment (MCA). Os resultados indicam que os praticantes de futsal apresentam melhores resultados comparativamente às crianças que apenas participam das aulas de educação física. Em relação as categorias e a Competência Motora total, os resultados mostram que os praticantes de futsal obtiveram melhores resultados. Assim, esse estudo mostra que as crianças inseridas na prática de futsal possuem maiores níveis de competência nos testes de locomoção, de estabilização e de manipulação de objetos, bem como na competência motora total.

 

 

Referências

AMORIM, Adolpho. et al. Percepção de competência de crianças praticantes de futsal: Uma análise em função do nível socioeconômico familiar. Saúde e Pesquisa, v. 9, n. 1, p. 119–126, 2016.

ATKIN, Andrew. et al. Critical hours: physical activity and sedentary behavior of adolescents after school. Pediatric Exercise Science, v. 20, n. 4, p. 446–456, 2008.

BARNETT, Lisa. et al. Childhood motor skill proficiency as a predictor of adolescent physical activity. Journal of adolescent Health, v. 44, n. 3, p. 252–259, 2009.

BRONFENBRENNER, Urie. Making human beings human: Bioecological perspectives on human development: Sage, 2005.

BRONFENBRENNER, Urie. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos: Artmed Editora, 2011.

CLARK, Jane. On the problem of motor skill development. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 78, n. 5, p. 39–44, 2007.

CLARK, Jane; METCALFE, Jason. The mountain of motor development: A metaphor. Motor development: Research and reviews, v. 2, p. 163–190, 2002.

CÔTÉ, Jean. The influence of the family in the development of talent in sport. The sport psychologist , v. 13, n. 4, p. 395–417, 1999.

CULJAK, Zoran et al. Fundamental movement skills development under the influence of a gymnastics program and everyday physical activity in seven-year-old children. Iranian journal of pediatrics, v. 24, n. 2, p. 124, 2014.

FAIRBROTHER, Jeffrey. Fundamentals of motor behavior: Human Kinetics,. v. 1, 2010.

FERREIRA, Luciana et al. The role of sport participation and body mass index in predicting motor competence of school-age children. Journal of Physical Education, v. 30, n. e3024, p. 1–10, 2019.

FERREIRA, Maximiliano. A influência de um programa de iniciação ao futsal sobre o desenvolvimento de habilidade motoras fundamentais em crianças pré-escolares. UFRGS, 2010.

FINDLAY, Leanne.; COPLAN, Robert. Come out and play: Shyness in childhood and the benefits of organized sports participation. Canadian Journal of Behavioural Sicience, v. 40, n. 3, p. 153–161, 2008.

FLÔRES, Fábio Saraiva. et al. Affordances for Motor Skill Development in Home, School, and Sport Environments: A Narrative Review. Perceptual and Motor Skills, p. 003151251982927, 2019.

FLÔRES, Fábio Saraiva.; MENEZES, Karla.; KATZER, Juliana. Influences of gender on attention and learning of motor skills. Journal of Physical Education, v. 27, n. 1, p. e2706, 2016.

FRANSEN, Job. et al. Motor competence assessment in children: Convergent and discriminant validity between the BOT-2 Short Form and KTK testing batteries. Research in developmental disabilities, v. 35, n. 6, p. 1375–1383, 2014.

GALLAHUE, David. Conceitos para maximizar o desenvolvimento da habilidade de movimento especializado. Revista da Educação Física/UEM, v. 16, n. 2, 2005.

GALLAHUE, David. et al. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Porto Alegre: ARTMED,. v. 7, 2013

HERRMANN, Christian. et al. Basic motor competencies of preschoolers: construct, assessment and determinants. German Journal of Exercise and Sport Research, v. 49, n. 2, p. 179–187, 2019.

KELDER, Steve et al. The CATCH Kids Club: a pilot after-school study for improving elementary students’ nutrition and physical activity. Public health nutrition, [s. l.], v. 8, n. 2, p. 133–140, 2005.

KORDI, Ramin et al. Development and evaluation of a basic physical and sports activity program for preschool children in nursery schools in Iran: an interventional study. Iranian journal of pediatrics, v. 22, n. 3, p. 357, 2012.

KREBS, Ruy Jornada. et al. Disposição de adolescentes para a prática de esportes: um estudo orientado pela teoria bioecológica de Bronfenbrenner. Motriz rev. educ. fís. (Impr.), v. 17, n. 1, p. 195–201, 2011.

KREBS, Ruy Jornada. A teoria dos sistemas ecológicos: um paradigma para a educação infantil: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Fisica e Desportos, 1997.

LOPES, Nádia.; TOIGO, Adriana. O efeito de aulas de hóquei indoor semanais no desenvolvimento motor de escolares de 8 a 10 anos. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano, v. 5, n. 3, 2017.

LOPES, Vitor. et al. Motor coordination, physical activity and fitness as predictors of longitudinal change in adiposity during childhood. European Journal of Sport Science, v. 12, n. 4, p. 384–391, 2012.

LOPES, Vitor.; STODDEN, David; RODRIGUES, Luis Paulo. Effectiveness of physical education to promote motor competence in primary school children. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 22, n. 6, p. 589–602, 2017.

LUZ, Carlos. et al. Development and validation of a model of motor competence in children and adolescents. Journal of Science and Medicine in Sport, v. 19, p. 568–572, 2016.

LUZ, Carlos. et al. The evaluation of motor competence in typically developing children: An integrative review. Journal of Physical Education, v. 28, n. e2857, 2017. a.

LUZ, Carlos. et al. Link between Motor Competence and Health Related Fitness in Children and Adolescents. Sports, v. 5, n. 4, p. 41, 2017. b.

MCKENZIE, Thomas.; LOUNSBERY, Monica. Physical Education Teacher Effectiveness in a Public Health Context. Research Quarterly for Exercise and Sport, v. 84, n. 4, p. 419–430, 2013.

MORGAN, Philip et al. Fundamental movement skill interventions in youth: A systematic review and meta-analysis. Pediatrics, 132(5), e1361-e1383 .

MUTTI, Daniel. Da Iniciação ao Alto Nível. São Paulo: Editora Phorte, 2003.

NERIS, Karla.; TKAC, Claudio.; BRAGA, Rafael. A influência das diferentes práticas esportivas no desenvolvimento motor em crianças. ACTA Brasileira do Movimento Humano, v. 2, n. 1, p. 58–64, 2012.

NIETO, Maria.; HERNÁNDEZ, Maria; LAÍN, Susana. Patrones de Actividad Física en función del género y los niveles de obesidad en población infantil española. Estudio , 2007.

OPPICI, Luca. et al. Long-term practice with domain-specific task constraints influences perceptual skills. Frontiers in Psychology, v. 8, n. AUG, p. 1–9, 2017.

ROBINSON, Lea. et al. Motor competence and its effect on positive developmental trajectories of health. Sports Medicine, v. 45, n. 9, p. 1273–1284, 2015.

ROBINSON, Lea.; WADSWORTH, D.; PEOPLES, C. Correlates of School-Day Physical Activity in Preschool Students. Research Quarterly for Exercise and Sport, v. 83, n. 1, p. 20–26, 2012.

RODRIGUES, Luis Paulo et al. Normative values of the motor competence assessment (MCA) from 3 to 23 years of age. Journal of Science and Medicine in Sport, v. 22, p. 1038–1043, 2019.

RODRIGUES, Luis Paulo; STODDEN, David; LOPES, Vitor. Developmental pathways of change in fitness and motor competence are related to overweight and obesity status at the end of primary school. Journal of Science and Medicine in Sport, v. 19, n. 1, p. 87–92, 2016.

SANTOS, Camila. et al. Efeito da atividade esportiva sistematizada sobre o desenvolvimento motor de crianças de sete a 10 anos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, n. 3, p. 497–506, 2015.

SOARES, Gabriela et al. Coordenação com bola de crianças e jovens que treinam futsal no Ouro Preto tênis clube. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, v. 8, n. 30, p. 248–255, 2016.

STODDEN, David. et al. A developmental perspective on the role of motor skill competence in physical activity: An emergent relationship. Quest, v. 60, n. 2, p. 290–306, 2008.

STODDEN, David; LANGENDORFER, Stephen.; ROBERTON, Mary Ann. The association between motor skill competence and physical fitness in young adults. Research quarterly for exercise and sport, v. 80, n. 2, p. 223–229, 2009.

VAN DER FELS, Irene. et al. The relationship between motor skills and cognitive skills in 4–16 year old typically developing children: A systematic review. Journal of Science and Medicine in Sport, v. 18, p. 697–703, 2015.

VANDORPE, Barbara. et al. Relationship between sports participation and the level of motor coordination in childhood: A longitudinal approach. Journal of Science and Medicine in Sport, v. 15, n. 3, p. 220–225, 2012.

WERNECK, Francisco. et al. Características preditoras da escalação de jovens atletas de futsal. Revista Brasileira de Futebol, v. 8, n. 1, p. 43–53, 2015.

WICKEL, Eric; EISENMANN, Joey. Contribution of youth sport to total daily physical activity among 6-to 12-yr-old boys. Medicine and science in sports and exercise, v. 39, n. 9, p. 1493–1500, 2007.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

FLÔRES, Fábio Saraiva; MILANI, Michael Flores; COPETTI, Fernando; LUZ, Carlos; CORDOVIL, Rita. O impacto da prática do futsal na competência motora de crianças. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 01–13, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e73696. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e73696. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)