O atual cenário da formação docente no Brasil: os desdobramentos da BNCC nos cursos de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79829

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Desenvolvimento infantil, Cognição, Aprendizagem, Atividade Motora.

Resumo

O presente artigo, objetiva entender as implicações das políticas educacionais no contexto atual da formação de professores, em específico na área da Educação Física. Partimos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dialogando com a Resolução 2/2019, até as repercussões nas novas legislações, gestadas pós BNCC, as quais tem norteado inúmeras políticas socioeducativas, entre elas, a proposta do Programa Residência Pedagógica (PRP). Os resultados, elaborados a partir de leituras de materiais e documentos, apontam que a BNCC propõe a formação docente a partir de competências e habilidades, configuradas em um caráter tecnocrático/tecnicista. Tem-se assim, uma formação muito mais prática, descaracterizada de análises críticas.

Biografia do Autor

Maristela da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Maria/ Doutora em Ciências do Movimento

Professora do Depto de Desportos Individuais do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM

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Publicado

2021-07-06

Como Citar

Milani, M. F., Gomes, G. V. ., & Souza, M. da S. (2021). O atual cenário da formação docente no Brasil: os desdobramentos da BNCC nos cursos de licenciatura. Motrivivência, 33(64), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79829

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