Formação continuada para professores de Educação Física: análise da produção do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55279

Resumo

Este estudo busca na produção da área da Educação Física o entendimento de Formação Continuada em Educação Física, através de uma revisão bibliográfica por meio de revistas online brasileiras na área da Educação Física, classificadas pelo Qualis em Educação Física, conceituadas como A1, A2, B1 e B2. Nessas revistas buscamos todos os artigos que debateram o tema da Formação Continuada, através da palavra-chave Formação Continuada. Constatamos entendimentos, entre outros, de que a Formação Continuada é uma prática indissociável da escola, sendo ela que deve dar esse suporte ao docente, como também a possibilidade de diálogo entre a teoria e a prática.

Biografia do Autor

Gabriela Zucki Bagatini, Universidade Federal de Santa Maria

Especialista em Educação Física Escolar

Mestranda em Educação Física UFSM, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/Rio Grande do Sul, Brasil.

 gabrielazucki@yahoo.com.br

(51) 997340972

Maristela da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciência do Movimento Humano UFSM. Docente da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/Rio Grande do Sul, Brasil.

 souzamaris@bol.com.br

(55)996142487

Referências

AGUIAR, Maria Ângela da S.; SCHEIBE, Leda. Formação e valorização: desafios para o PNE 2011/2020. Revista Retratos da Escola. Brasília, v.4, n.6, p.77-90, jan/ jul 2010.

ALTENFELDER, Anna Helena. Desafios e tendências em formação continuada. Constr. psicopedag. São Paulo, v.13, n.10, 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141569542005000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 março de 2017.

ANFOPE. Associação Nacional pela Formação de Profissionais da Educação. Políticas de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação no Contexto dos anos 2000. Documento Final do XV Encontro Nacional, Caldas Novas (MG), 2010.

ANTUNES, Marina Ferreira de Souza; AMARAL, Gislene Alves do; LUIZ, Angela Rodrigues. Proposta Curricular para a Educação Física: uma experiência a partir da formação continuada. Motrivivência, Ano XX, n. 31, p.143-162, Dez./2008.

BACCIN, Eclea Vanessa Canei. Educação física escolar: implicações das políticas educacionais na organização do trabalho pedagógico. 2010. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Pelotas, 2010.

BARTOLOZZI, Eliza; VENTORIM, Silvana; CÔCO, Valdete. O trabalhador docente do Espírito Santo: aproximações gerais sobre o perfil e suas condições de trabalho. In: BARTOLOZZI, Eliza; OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (orgs). O trabalho docente na educação básica: O Espírito Santo em questão. Fino Traço: Belo Horizonte, MG, 2012. Cap.2. p. 19

BATISTA, Deiva Mara Delfini. et al. A produção científica no CBCE/CONBRACE: a formação continuada de 2007 a 2013 em foco. Motrivivência, v. 27, n. 46, p. 69-83, dezembro/2015.

BETTI, Mauro. Educação Física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei n. 9394/96. Brasília, 1996. Resolução CNE/CES n. 7, de 31 de mar. 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Educação Física, em nível superior graduação plena. p.1-6.

BROUCO, Gisele Rodrigues; DARIDO, Suraya Cristina. As diferentes tendências pedagógicas da educação física escolar e o último concurso para professores da rede pública estadual de ensino no Paraná. Rio Claro, SP: UNESP, 2006.

CANEN, Ana. O multiculturalismo e o papel da pesquisa na formação docente: uma experiência de currículo em ação, Currículo sem Fronteiras, v. 8, n.1, p.17-30, Jan./Jun. 2008.

CHIMENTÃO, Lilian Kemmer. O significado da formação continuada docente. Londrina: UEL, 2009.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. (Coleção Magistério 2º grau. Série Formação do Professor).

DAMIANI, Iara Regina; MELO, Cristiane Ker de. Desafios na formação continuada: lidando com a complexidade da rede de ensino. Motrivivência, Ano XVIII, n. 27, p. 139-153, Dez./2006.

DARIDO, Suraya Cristina. Os conteúdos da educação física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. Perspectivas em Educação Física Escolar, Niterói, v. 2, n. 1 (suplemento), 2001.

FERREIRA, Janaina da Silva; SANTOS, José Henrique dos; COSTA, Bruno de Oliveira. Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 37, n.3, p. 289-298, 2015.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Cortez, 1997.

GADOTTI, Moacir. Significado e desafio da educação básica. In: INTERNATIONAL WORKSHOP - WORLD UNIVERSITY SERVICE (WUS). Education for all: a challenge for democracy and human rights. New Delhi, India, 6-8 september, 1991.

GARCIA, Carlos Marcelo. La formacion inicial y permanente de los educadores. In: CONSEJO ESCOLAR DEL ESTADO. Los educadores en la sociedad del siglo XXI. Madrid: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, Universidad de Sevilla, 2002, p. 161-94.

GOMES, Joe. Formação Continuada do Professor de Educação Física e a Construção de Práticas Pedagógicas Multiculturalmente Orientadas. Motrivivência, Ano XX, n. 31, p. 192-206, Dez. 2008.

LUIZ, Igor Câmara. et al. Práticas de apropriação dos professores de educação física nas formações continuadas: trilhando a produção de sentidos. Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 70-88, Dez. 2014.

LUIZ, Igor Câmara. et al. Narrativas de formação continuada: sentidos produzidos por professores de Educação Física. Motrivivência, v. 27, n. 44, p. 93-108, maio/2015.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

ORTIGARA, Vidalcir; SILVA, Matheus Bernardo; VITÓRIO, Vânia. Proposta Curricular de Santa Catarina e a Formação Continuada na GERED de Criciúma/SC: a continuidade da descontinuidade. Motrivivência, v. 26, n. 42, p. 175-184, junho/2014.

RIGHI, Marisa; MARIN, Elizara Carolina; SOUZA, Maristela da Silva. Formação Continuada: entendimentos e vivências dos professores de educação física no contexto do governo estadual (RS) gestão 2007/2010. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 34, n. 4, 2012, p. 875-890.

ROSSI, Fernanda; HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França. Formação acadêmica em Educação Física e intervenção profissional em Academias de Ginástica. Motriz, Rio Claro, v.14, n.4, p.440-451, out./dez. 2008.

SENA, Dianne Cristina Souza de. et al. A BNCC em Discussão na Formação Continuada de Professores de Educação Física: Um relato de Experiência, Natal/RN, Motrivivência, v. 28, n. 49, p. 227-241, Dez. 2016.

SICHELERO, Júnior Jonas; REZER, Ricardo. Formação Continuada em Educação Física: algumas reflexões. Motrivivência, Ano XXV, n. 40, p. 25-40, Jun. 2013.

Downloads

Publicado

2019-05-13

Como Citar

BAGATINI, Gabriela Zucki; SOUZA, Maristela da Silva. Formação continuada para professores de Educação Física: análise da produção do conhecimento. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 58, p. 1–16, 2019. DOI: 10.5007/2175-8042.2019e55279. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e55279. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)