Diretrizes Curriculares Nacionais e o processo de formação de professores em Educação Física: análise a partir da legalidade, conhecimento e mundo/mercado de trabalho

Maristela da Silva Souza, Marcius Minervini Fuchs, Fabrício Krusche Ramos

Resumo


Objetivamos contribuir com a análise dos dez anos de DCN para a Educação Física no sentido de compreender o que este processo nos proporcionou e ainda nos proporciona. Para isso, iremos relacionar DCN e Formação, mediados pelas categorias de Legalidade, Conhecimento e Mundo/Mercado de trabalho. Utilizamos a dialética materialista como método de análise e pesquisa bibliográfica, e a análise documental como técnica de pesquisa. Por fim, considerando que os desafios continuam, entendemos que avaliar os resultados deste processo e tomar posição sobre ele coincide com avaliar e tomar posição sobre a própria área da Educação Física em sua totalidade.


Palavras-chave


Conhecimento; Educação Física; Formação; Legalidade; Mundo/Mercado de Trabalho

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p17



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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