Diretrizes Curriculares Nacionais e o processo de formação de professores em Educação Física: análise a partir da legalidade, conhecimento e mundo/mercado de trabalho

Autores

  • Maristela da Silva Souza Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcius Minervini Fuchs Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabrício Krusche Ramos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p17

Palavras-chave:

Conhecimento, Educação Física, Formação, Legalidade, Mundo/Mercado de Trabalho

Resumo

Objetivamos contribuir com a análise dos dez anos de DCN para a Educação Física no sentido de compreender o que este processo nos proporcionou e ainda nos proporciona. Para isso, iremos relacionar DCN e Formação, mediados pelas categorias de Legalidade, Conhecimento e Mundo/Mercado de trabalho. Utilizamos a dialética materialista como método de análise e pesquisa bibliográfica, e a análise documental como técnica de pesquisa. Por fim, considerando que os desafios continuam, entendemos que avaliar os resultados deste processo e tomar posição sobre ele coincide com avaliar e tomar posição sobre a própria área da Educação Física em sua totalidade.

Biografia do Autor

Maristela da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Professora associada do Centro de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. Professora orientadora do PPG do CEFD/UFSM

Marcius Minervini Fuchs, Universidade Federal de Santa Maria

Professor de Educação Física formado pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrando do programa de pós-graduação do CEFD/UFSM.

Fabrício Krusche Ramos, Universidade Federal de Santa Maria

Professor de Educação Física formado pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrando do programa de pós-graduação do CEFD/UFSM.

Downloads

Publicado

2014-11-12