O projeto de educação para a Educação Física escolar: um olhar para as políticas educacionais dos últimos vinte anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e62672

Resumo

Este estudo investigou o projeto de educação para a Educação Física escolar presente nas políticas educacionais do Brasil, nos últimos vinte anos. A dialética materialista foi utilizada como método de análise e a pesquisa bibliográfica e a análise documental, como técnicas de pesquisa. Constatamos com este estudo que o projeto de educação presente na legislação, remete-nos a um projeto neoliberal, que através das políticas educacionais aponta para a privatização da educação. Apesar de alguns documentos oficiais assinalarem a educação física como componente curricular de grande importância para a formação dos alunos, as políticas educacionais implementadas não garantem esta prerrogativa. A legislação vem fragilizando a permanência da educação física escolar no currículo da educação básica, com a reforma do ensino médio e a elaboração da BNCC.

Biografia do Autor

Adelina Lorensi Prietto, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, políticas públicas, currículo, licenciatura.

Maristela da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atualmente é professora orientadora no Programa de Mestrado em EF da Universidade Federal de Santa Maria e professora de 3° Grau desta mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, epistemologia e formação. É coordenadora da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em EF- LEEDEF.

Referências

ANDES-SN. A Contrarreforma do Ensino Médio: O caráter excludente, pragmático e imediatista da Lei Nº 13.415/2017. Brasília. 2017.

BARNI, Mara Juttel; SCHNEIDER, Ernani José. A Educação Física no ensino médio: Relevante ou irrelevante? Disponível em: https://portal.uniasselvi.com.br. Acesso em: 16 abr 2017.

BARTHOLO, T.L; SOARES, A.J.G; SALGADO, S.S. Educação Física: dilemas da disciplina no espaço escolar. Currículo sem Fronteiras. v.11, n.2, p.204-220, jul/dez 2011.

BRASIL. Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO/ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Física, Brasília, 1998.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB 07/2010, de 07 de abril de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília, 2004.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Proposta Preliminar - Segunda Versão. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Secretários de Educação/União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Abr. 2016.

BRASIL. Lei Nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia de Ensino da Educação Física. São Paulo : Cortez, 1992.

Comitê Nacional em Defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública Já. (ANDES-SN, ANEL, CSP- Conlutas, Oposição de Esquerda da UNE, FENET, ExNEEF, SINASEFE, CFESS). Em Defesa da Educação Pública Gratuita e dos 10% do PIB para a Educação Pública Já! Encontro Nacional de Educação. Rio de Janeiro. Ago. 2014.

COSTA, B. A. e BORGHI, R.F. O Atendimento da Educação Infantil Via Conveniamento: Um Estudo das Justificativas Municipais. Atos de Pesquisa em Educação-PPGE-ME. PPGE/ME ISSN 1809-0354 v. 8, n. 3, p.1019-1032, set./dez. 2013. DOI http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n3p1019-1032.

GOMIDE, D. C. O materialismo histórico dialético como enfoque metodológico para a pesquisa sobre políticas educacionais. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada11/artigos/2/artigo_simposio_2_45_dcgomide@gmail.com.pdf Acesso em 13 mai. 2017.

GONZÁLEZ, F.J e FRAGA, A.B. Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Erechim : Edelbra, 2012.

LIBÂNEO, J. C. Concepções e práticas de organização e gestão da escola: considerações introdutórias para um exame crítico da discussão atual no Brasil. Artigo publicado na Revista Española de Educación Comparada, Madrid, Espanha. 2007, n 13. Edición monográfica: Administración y gestión de los centros escolares: panorámica internacional.

LIMA, Kátia. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Nova fase do privatismo e da certificação em larga escala. Educação Pública – confrontos e perspectivas. Universidade e Sociedade. ANDES-SN. fev. 2015.

PEREIRA, T. V. e OLIVEIRA, V. B. BASE NACIONAL COMUM: A autonomia do-cente e o currículo único em debate. Revista Teias. v. 15. n. 39. p. 24‐42, 2015.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. 8 ed. Campinas/Autores Associados. Campinas. 2003.

SAVIANI, Dermeval. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação PUC Campinas. Campinas, n.24, fev, 2008, p.7-16.

SOBRAL, O. J. Ensaio sobre o método de pesquisa marxista: uma perspectiva do materialismo dialético. Revista Científica FacMais. v. II. n.1. Ano 2012/2º sem. ISSN 2238-8427.

Downloads

Publicado

2020-06-03

Como Citar

PRIETTO, Adelina Lorensi; SOUZA, Maristela da Silva. O projeto de educação para a Educação Física escolar: um olhar para as políticas educacionais dos últimos vinte anos. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01–15, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e62672. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e62672. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)