O projeto de educação para a Educação Física escolar: um olhar para as políticas educacionais dos últimos vinte anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e62672

Resumo

Este estudo investigou o projeto de educação para a Educação Física escolar presente nas políticas educacionais do Brasil, nos últimos vinte anos. A dialética materialista foi utilizada como método de análise e a pesquisa bibliográfica e a análise documental, como técnicas de pesquisa. Constatamos com este estudo que o projeto de educação presente na legislação, remete-nos a um projeto neoliberal, que através das políticas educacionais aponta para a privatização da educação. Apesar de alguns documentos oficiais assinalarem a educação física como componente curricular de grande importância para a formação dos alunos, as políticas educacionais implementadas não garantem esta prerrogativa. A legislação vem fragilizando a permanência da educação física escolar no currículo da educação básica, com a reforma do ensino médio e a elaboração da BNCC.

Biografia do Autor

Adelina Lorensi Prietto, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, políticas públicas, currículo, licenciatura.

Maristela da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atualmente é professora orientadora no Programa de Mestrado em EF da Universidade Federal de Santa Maria e professora de 3° Grau desta mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, epistemologia e formação. É coordenadora da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em EF- LEEDEF.

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Publicado

2020-06-03

Como Citar

Prietto, A. L., & Souza, M. da S. (2020). O projeto de educação para a Educação Física escolar: um olhar para as políticas educacionais dos últimos vinte anos. Motrivivência, 32(62), 01–15. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e62672

Edição

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