O projeto de educação para a Educação Física escolar: um olhar para as políticas educacionais dos últimos vinte anos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e62672Resumo
Este estudo investigou o projeto de educação para a Educação Física escolar presente nas políticas educacionais do Brasil, nos últimos vinte anos. A dialética materialista foi utilizada como método de análise e a pesquisa bibliográfica e a análise documental, como técnicas de pesquisa. Constatamos com este estudo que o projeto de educação presente na legislação, remete-nos a um projeto neoliberal, que através das políticas educacionais aponta para a privatização da educação. Apesar de alguns documentos oficiais assinalarem a educação física como componente curricular de grande importância para a formação dos alunos, as políticas educacionais implementadas não garantem esta prerrogativa. A legislação vem fragilizando a permanência da educação física escolar no currículo da educação básica, com a reforma do ensino médio e a elaboração da BNCC.
Referências
ANDES-SN. A Contrarreforma do Ensino Médio: O caráter excludente, pragmático e imediatista da Lei Nº 13.415/2017. Brasília. 2017.
BARNI, Mara Juttel; SCHNEIDER, Ernani José. A Educação Física no ensino médio: Relevante ou irrelevante? Disponível em: https://portal.uniasselvi.com.br. Acesso em: 16 abr 2017.
BARTHOLO, T.L; SOARES, A.J.G; SALGADO, S.S. Educação Física: dilemas da disciplina no espaço escolar. Currículo sem Fronteiras. v.11, n.2, p.204-220, jul/dez 2011.
BRASIL. Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO/ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Física, Brasília, 1998.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB 07/2010, de 07 de abril de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília, 2004.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Proposta Preliminar - Segunda Versão. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Secretários de Educação/União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Abr. 2016.
BRASIL. Lei Nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia de Ensino da Educação Física. São Paulo : Cortez, 1992.
Comitê Nacional em Defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública Já. (ANDES-SN, ANEL, CSP- Conlutas, Oposição de Esquerda da UNE, FENET, ExNEEF, SINASEFE, CFESS). Em Defesa da Educação Pública Gratuita e dos 10% do PIB para a Educação Pública Já! Encontro Nacional de Educação. Rio de Janeiro. Ago. 2014.
COSTA, B. A. e BORGHI, R.F. O Atendimento da Educação Infantil Via Conveniamento: Um Estudo das Justificativas Municipais. Atos de Pesquisa em Educação-PPGE-ME. PPGE/ME ISSN 1809-0354 v. 8, n. 3, p.1019-1032, set./dez. 2013. DOI http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n3p1019-1032.
GOMIDE, D. C. O materialismo histórico dialético como enfoque metodológico para a pesquisa sobre políticas educacionais. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada11/artigos/2/artigo_simposio_2_45_dcgomide@gmail.com.pdf Acesso em 13 mai. 2017.
GONZÁLEZ, F.J e FRAGA, A.B. Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Erechim : Edelbra, 2012.
LIBÂNEO, J. C. Concepções e práticas de organização e gestão da escola: considerações introdutórias para um exame crítico da discussão atual no Brasil. Artigo publicado na Revista Española de Educación Comparada, Madrid, Espanha. 2007, n 13. Edición monográfica: Administración y gestión de los centros escolares: panorámica internacional.
LIMA, Kátia. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Nova fase do privatismo e da certificação em larga escala. Educação Pública – confrontos e perspectivas. Universidade e Sociedade. ANDES-SN. fev. 2015.
PEREIRA, T. V. e OLIVEIRA, V. B. BASE NACIONAL COMUM: A autonomia do-cente e o currículo único em debate. Revista Teias. v. 15. n. 39. p. 24‐42, 2015.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. 8 ed. Campinas/Autores Associados. Campinas. 2003.
SAVIANI, Dermeval. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação PUC Campinas. Campinas, n.24, fev, 2008, p.7-16.
SOBRAL, O. J. Ensaio sobre o método de pesquisa marxista: uma perspectiva do materialismo dialético. Revista Científica FacMais. v. II. n.1. Ano 2012/2º sem. ISSN 2238-8427.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).