LINHA DE ESTUDOS EPISTEMOLÓGICOS E DIDÁTICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - LEEDEFE: o compromisso com a relação entre epistomologia e prática pedagógica

Autores

  • Ecléa Vanessa Canei Baccin Universidade Federal de Pelotas
  • Vilmar José Both Universidade Federal de Pelotas
  • Maristela da Silva Souza Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n30p128

Palavras-chave:

Epistemologia, Prática Pedagógica, Escola

Resumo

Esse trabalho busca apresentar o compromisso da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física Escolar (LEEDEFE) com a relação entre epistemologia e prática pedagógica. Para tanto, fazemos um relato da construção e organização da LEEDEFE, apresentando sua base teórica e atividades que realiza no âmbito do tripé ensino-pesquisa-extensão, visando demonstrar nossas concepções, e, nosso posicionamento na relação universidade-sociedade. A partir disso, realizamos uma discussão acerca da Educação Física e da Epistemologia, com base em autores dessas áreas, e, como síntese, defendemos a importante relação entre epistemologia e prática pedagógica, entendendo que essa relação auxilia os professores a superarem a imediaticidade cotidiana qualificando sua prática pedagógica.

Biografia do Autor

Ecléa Vanessa Canei Baccin, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria; Especialista em Educação Física Escolar pela mesma instituição e atualmente mestranda em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas/RS.

Vilmar José Both, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria; Especialista em Educação Física Escolar pela mesma instituição e atualmente mestrando em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas/RS.

Maristela da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Professora doutora do Departamento de Desportos Individuais do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2009-12-11