PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DO PRESSUPOSTO EPISTEMOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO.

Daniel Minuzzi de Souza, Daniele Rorato Sagrillo, Liliane Nobre Lima, Maristela da Silva Souza

Resumo


Este trabalho objetiva demonstrar a importância da opção epistemológica no processo de ensino. Com esse fim utilizamos a experiência desenvolvida na disciplina de estágio profissionalizante em Educação Física, no projeto “Criança Cidadã” do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM. O Projeto utiliza como base epistemológica o Materialismo Histórico e Dialético que se baseia especificamente nos passos metodológicos sistematizados por Saviani (1997). Realizamos uma análise epistemológica, buscando explicitar porque optamos por este pressuposto científico como também, intervimos, pedagogicamente, em uma escola de ensino fundamental.

Palavras-chave


Educação Física;ensino

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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