PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DO PRESSUPOSTO EPISTEMOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO.

Autores

  • Daniel Minuzzi de Souza
  • Daniele Rorato Sagrillo
  • Liliane Nobre Lima
  • Maristela da Silva Souza

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho objetiva demonstrar a importância da opção epistemológica no processo de ensino. Com esse fim utilizamos a experiência desenvolvida na disciplina de estágio profissionalizante em Educação Física, no projeto “Criança Cidadã” do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM. O Projeto utiliza como base epistemológica o Materialismo Histórico e Dialético que se baseia especificamente nos passos metodológicos sistematizados por Saviani (1997). Realizamos uma análise epistemológica, buscando explicitar porque optamos por este pressuposto científico como também, intervimos, pedagogicamente, em uma escola de ensino fundamental.

Biografia do Autor

Daniel Minuzzi de Souza

Aluno da disciplina de estágio profissionalizante.

Daniele Rorato Sagrillo

Professora orientadora do estágio.

Liliane Nobre Lima

Aluna da disciplina de estágio profissionalizante.

Maristela da Silva Souza

Professora orientadora do estágio.

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Publicado

2005-01-01

Como Citar

DE SOUZA, Daniel Minuzzi; SAGRILLO, Daniele Rorato; LIMA, Liliane Nobre; SOUZA, Maristela da Silva. PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DO PRESSUPOSTO EPISTEMOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO. Motrivivência, Florianópolis, n. 24, p. 139–138, 2005. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/763. Acesso em: 22 dez. 2024.

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